Que não se perca nenhum (Mt 18,1-5. 10. 12-14)
13 de agosto de 2013O Reino dos Céus é de gratuidade… (Mt 18,21-19,1)
15 de agosto de 2013Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público. Em verdade vos digo,
tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus.
Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles.
Jesus, nessa passagem, exorta seus seguidores a não fazer da comunidade de fé um tribunal. Quer ensinar a viver, na prática, a misericórdia e a correção fraterna.
A oração de hoje pode ser ocasião propícia para questionarmos como temos vivido as nossas relações. Temos transformados nossos meios de relacionamentos em tribunais? Com que nível de misericórdia olho pra mim e para o outro?
Ao mesmo tempo, Jesus nos dá a certeza de que quando estabelecemos boas relações entre nós, a presença dEle acontece.
Que possamos ler a passagem com muita calma e atenção e verificar qual é o versículo que mais nos marca. Por quê? O que Deus tem a dizer pra minha vida com essa parte que me chamou a atenção? Deixar que Deus construa conosco um diálogo na oração, que possamos levá-lo ao nosso mais profundo.
Pollyanna Vieira, Bacharel em Estatística – Família Missionária Verbum Dei – FamVD