“Fazei tudo o que ele vos disser”
12 de outubro de 2024Deixar-se converter pela Palavra!
14 de outubro de 202413 de outubro, 28º Domingo do Tempo Comum
Procure um lugar confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra e para isso respire profundamente.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da sua oração.
Leia o evangelho de Marcos 10,17-30
Leitura: o que o texto diz?
No Evangelho de hoje, Jesus se encontra com alguém que deseja ganhar a vida eterna. Ao passar pelos mandamentos e ver que ele os cumpria, o Mestre aponta que alguma coisa ainda lhe falta: vender tudo. Jesus percebe que há uma busca inicial, um desejo incipiente, e abre para ele um caminho que, a partir do reconhecimento de todo o bem que há nele, adentra-o em novas veredas. Assim deixa transparecer o seu olhar: “olhou-o com amor”, diz o evangelho.
Meditação: o que o texto me diz?
Ao confrontar-se com a proposta ousada de Jesus, o homem rico vai embora entristecido e desolado. É incapaz de confiar em Deus da forma como Jesus lhe sugere. Se olharmos nossa conta bancária e nossa carteira, muitos de nós certamente ficarão aliviados, pois constatam que não são muito ricos e, por isso, entrarão no Reino de Deus. No entanto, riqueza, na Sagrada Escritura, é tudo aquilo que temos medo de perder. Sendo assim, voltemos nosso olhar para o nosso coração e vejamos que também somos muito ricos, tal como a pessoa com quem Jesus se encontra. Permita que Jesus te mostre as riquezas que estão em teu coração.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça que o Senhor também te olhe com muito amor.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Reflita: Quantas riquezas trago em mim? Sou capaz de deixá-las para seguir Jesus?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
O que Deus pede para deixar depois ele nos devolve e com o dobro do que tínhamos! Nossa única riqueza, no sentido bíblico, deve ser o relacionamento com Deus. Isso deve ser a única coisa que temos medo de perder.
Equipe Lectionautas