Pedidos que nos desviam do serviço
26 de maio de 2021Inquietações necessárias
28 de maio de 202127/05/21 (quinta-feira da 8ª semana do Tempo Comum):
Mc 10, 46-52 – OLHOS ABERTOS PARA SI
Leitura: O que o texto diz?
Prepare o lugar da sua oração. Coloque-se na presença de Deus. Procure ver, com os olhos da imaginação a cena do texto bíblico. Tome sua Bíblia e abra em Mc 10, 46-52. Neste dia contemplamos a cura do cego Bartimeu. Jesus e os discípulos passando por Jericó são surpreendidos com o clamor de mendigo que também era cego. Apesar de repreendido gritava mais forte. O Mestre pede que o tragam para junto de si. Aproximando-se de Jesus fala do seu desejo de ver e é curado. Na missão é preciso estar com olhos abertos à realidade. O caminho se faz com olhos atentos. A oração é exercício de refazer o olhar para nós mesmos.
Meditação: O que o texto me diz?
Nesta caminhada o Mestre quer que estejamos atentos ao chão que pisamos, aos clamores que aparecem próximo à estrada. Traga para oração os tantos sofredores que clamam pela presença restauradora de Jesus. Desperte os ouvidos e os olhos. Pergunte-se: Tenho conseguido ouvir os sofredores, ainda nestes tempos de isolamento? Tenho me olhado com cuidado, especialmente nesta pandemia? Exercite escutar os sons que lhe rodeiam e pratique esse olhar para si.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Apresente na oração as realidades que ainda não consegue enxergar ou que precisam ter mais atenção sua. Por que você olha com pouco cuidado para elas? Olhar o mundo e a si são movimentos que se complementam. Os discípulos do Reino precisam de olhar cuidadoso e atento. Peça neste caminho os olhos abertos para si.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Com esse olhar atento, deixe o Espírito sondar sua interioridade, como vento que cuida e restaura. Busque enxergar os excluídos, aqueles que ninguém ver. No silêncio, deixe a voz do Mestre conduzir seus olhares. Permita que o Cristo, no silêncio, confirme sua missão. Sinta amor atencioso de Jesus que lhe escuta e lhe ver.
Ação: O que o texto me faz agir?
Atentos ao caminho, vamos abrindo nossos olhos para ver como estamos. Cantemos a alegria de tantas vidas restauradas. Busquemos ainda mais fidelidade à vocação de discípulos do Reino.
Pe. Mailson de Sousa Pereira
Especialista em Juventudes pela FAJE-BH. Assessora o setor juventude da Diocese de Crateús-CE, da qual é presbítero.