Eu nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade.
24 de novembro de 2024“Mestre, quando acontecerá isto?
26 de novembro de 202425 de novembro, 2ª feira da 34ª Semana do Tempo comum.
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Peça ao Espírito Santo que te ajude a ofertar o que para você é mais valioso, seu tesouro escondido.
Leia o evangelho de Lucas 21,1-4
Leitura: o que o texto diz?
O gesto da viúva mostra o verdadeiro sentido da oferta, da partilha. Ela faz uma doação total da sua vida, mostrando a todos, que quem leva uma vida íntegra e partilha de coração puro o pouco que tem ajuda a romper com um sistema de perversidades. A viúva ofereceu ao tesouro do Templo uma quantia insignificante se comparada ao que as outras pessoas ofereciam. Porém, ela não ofereceu o que lhe sobrava. Ela ofereceu tudo o que possuía e, dessa forma, ofereceu mais que todos. Para Deus, o que conta não são as ofertas que fazemos daquilo que sobra em nossa vida, daquilo que não precisamos mais ou que iríamos jogar fora. A oferta a Deus precisa ser uma oferta valiosa, isto é, aquilo que é importante para nós.
Meditação: o que o texto me diz?
É um desrespeito a Deus e ao próximo quando ofertamos a ele aquilo que não nos serve mais. Assim, aprendemos a nos relacionar com nossos semelhantes e a fazer ofertas que sejam fruto daquilo que vai dentro de nosso coração. A viúva, embora tenha dado tão pouco em comparação a outros, deu mais que todos, porque deu o que possuía para viver. Foi a entrega da sua vida e não uma esmola qualquer. Desse modo, ela demonstrou sua grande confiança em Deus. Quem confia, mesmo que esteja em meio a situações desafiadoras, vence os desafios e oferece sua vida a ele.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor, a capacidade de ofertar na fé sua vida a Ele e aos irmãos; vivendo a vida no serviço e no amor, que edifica relações de fé e de fraternidade. Assim, viva sua vida como um dom amoroso de Deus.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
À luz do evangelho de hoje, deixe-se questionar: Você confia no Senhor diante dos desafios da vida? Qual é a qualidade de sua oferta ao Senhor e aos irmãos? A sua oferta está permeada pela sua fé no Deus da vida, que liberta e salva?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“Todos eles deram em oferta do que tinham de sobra, ao passo que ela, da sua pobreza, deu tudo o que tinha para viver”, diz o evangelho. A viúva deu o que tinha e assim abandonou-se confiante no Senhor como sentido último de sua vida, de seu existir. O poema, “Confio em Ti” de Adria Camparini diz assim:
No momento em que a ti me entrego
No momento em que minh’alma se expande
E se lança ao teu encontro…
Confio em ti
No instante em que frágil me sinto
E me ajoelho e oro
E tua compaixão imploro!
Então me dizes:
Confia!
Segue adiante…
Tens caridade…
Com tudo, com todos!
Todos precisam de ti, Jesus…
Todos necessitam de tua luz!
Então, sigo confiante,
Segura, na tua graça, Jesus!
Equipe Lectionautas