Reconhecer
22 de novembro de 2020Conflitar
24 de novembro de 2020Segunda-feira – 23/11 – 34ª semana do Tempo Comum
Lc 21, 1-4 – Ofertar
Leitura: o que o texto diz?
O pequeno texto bíblico de hoje, se passa no Templo de Jerusalém, na semana da páscoa. Por isso, podemos imaginar aquele local de peregrinação cheio de pessoas que fazem suas ofertas. Jesus nos apresenta de um lado um grupo de pessoas ricas e de outro uma viúva. Eles ofereciam o que lhes sobrava, enquanto ela, em sua pequenez, oferecia tudo o que tinha.
Meditação: O que o texto me diz?
Após expulsar os vendilhões, Jesus nos coloca diante de mais um embate no Templo. A viúva era expressão daqueles que deveriam ser cuidados e amparados, como tantas vezes lemos nas Sagradas Escrituras. Nesta cena, porém, ela aparece como a que mais se abre a dar tudo o que tem, enquanto Jesus denuncia a estrutura exploradora do Templo, que favorece aqueles que só querem oferecer o resto.
Oração: o que o texto me faz dizer?
O Senhor está sempre aberto a nos acolher. Acolhe com carinho de Pai a nossa oferta, por mais simples que seja, desde que feita de forma autêntica, com inteireza de coração. Elevo-me a vós, Senhor, por inteiro. No templo da minha vida, ofereço as duas pequenas moedas do que eu tenho e do que eu sou.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Jesus nos chama a atenção para o modo de agir de três personagens: os ricos que oferecem o que lhes sobra; a viúva que oferece tudo o que tem; o Templo (representante da estrutura religiosa de então) que exige a totalidade dos que pouco tem e se coloca ao lado dos que muito tem, mas pouco repartem.
Ação: o que posso fazer do texto?
O texto nos propõe uma revisão no modo de nos relacionarmos com as pessoas. Aceitamos as migalhas daqueles que adulamos e exigimos demais dos que precisam de ajuda, geralmente mais do que eles podem oferecer. Que o Senhor nos ajude a reequilibrar as nossas relações.
* Pedro Henrique Mendonça Fernandes – catequista e coordenador diocesano de catequese na Diocese da Campanha/MG