Ser um simples servo
8 de novembro de 2022“O Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado”
10 de novembro de 202209/11/22 – Dedicação da Basílica de Latrão: Jo 2,13-22 – O zelo pela casa de Deus
Leitura: O que o texto diz?
Preparando o ambiente de oração, se coloque na presença da Santíssima Trindade. Tome em mãos Jo 2,13-22 e leia atentamente se imaginando na cena. Jesus subiu a Jerusalém por ocasião da Páscoa e foi ao Templo. Lá encontrou cambistas que comercializavam animais que seriam destinados aos sacrifícios. Perceba a ganância dos vendedores ao ponto de venderem inclusive pombas, animais que serviam de oferta dos pobres. Jesus fica indignado e com chicotes expulsou todos além de esparramar moedas por todo canto. De fato, estavam fazendo da casa de Deus um verdadeiro mercado e não um lugar de encontro e intimidade com o Senhor. Estão destruindo o santuário que agora Jesus mesmo está assumindo em seu corpo fazendo reconstruir tudo o que é velho ultrapassando a morte quando ressuscitou dos mortos.
Meditação: O que o texto me diz?
Releia o texto e vá também a Jerusalém. O que mais incomodou seu coração? Você não está habituado a ver Jesus dessa forma. Ele tem motivo. Onde você encontra Deus? Como você ver o lugar de encontro com Ele? O que você está fazendo com ele? Além da Igreja, do seu quarto, de um oratório, de um jardim, perceba que você como templo do Espírito Santo (1Cor 6,19) pode caminhar até seu íntimo e fazer de seu coração esse grande lugar de encontro. Convide o Senhor para estar nesse lugar e deixe sua Palavra continuar inquietando você.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Estando nesse lugar onde só você e Ele podem conversar, apresente tudo aquilo que vier em você. Quantas vezes pessoas e coisas roubaram o espaço de Deus em seu coração ficando aquela “bagunça” como aconteceu no episódio de Jesus no Templo. Apresente ao Senhor tudo aquilo que está impedindo de você mergulhar na oração e peça ajuda para expulsar desse lugar santo os vendilhões e os bichos que estão profanando o seu coração.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
No silêncio de seu coração deixa a Palavra de Deus aquietá-lo. Os vendilhões e os bichos foram expulsos pelo poder dela e agora você pode desfrutar da paz que tanto almejava. Tudo aquilo que foi destruído, pode agora ser reconstruído pela força do Senhor que venceu a morte e é capaz de fazer novas todas as coisas!
Ação: O que o texto me faz agir?
A fé não pode estar desassociada da vida cotidiana. Assim como é fundamental estarmos assíduos na Igreja, precisamos mais que nunca ser assíduos na oração diária, fazendo do nosso coração um local de fecundo diálogo com Deus. Veja quantos minutos você pode dedicar diariamente a essa conversa prolongada com o Senhor capaz de renovar todas as suas forças. Seja perseverante e não deixe “seu templo” ser profanado com tantas distrações que aparecem na vida. Permita que Jesus esteja sempre nele!
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ*
*Mestre de Noviços do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia Cristo Redentor – Fortaleza-CE, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).