Tu és meu Filho querido e me dás muita alegria.
6 de janeiro de 2017A verdadeira autoridade (Marcos 1, 21b-28)
10 de janeiro de 2017Leitura: João 2,1-11
Dois dias depois, houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galileia, e a mãe de Jesus estava ali. Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento. Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse:
— O vinho acabou.
Jesus respondeu:
— Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora.
Então ela disse aos empregados:
— Façam o que ele mandar.
Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Os judeus usavam a água que guardavam nesses potes nas suas cerimônias de purificação. Jesus disse aos empregados:
— Encham de água estes potes.
E eles os encheram até a boca. Em seguida Jesus mandou:
— Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dirigente da festa.
E eles levaram. Então o dirigente da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo e disse:
— Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho.
Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galileia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele.
* * *
Oração: O vinho bom
“Façam o que ele mandar”. A orientação de Maria aos empregados pode bem representar um prólogo à missão de Jesus no meio de nós. É o pedido de Maria que dá início à jornada de Jesus rumo à ressurreição. E é esse pedido que vem abrir nossos ouvidos àquilo que Deus nos diz por Jesus. Nesse sentido, Maria nos dá como que um conselho de mãe, dizendo para que nos movimentemos a partir daquilo que Jesus vem nos instruir.
Se naquele dia a água dos judeus, que seria usada em cerimônias de purificação, tornou-se vinho por meio da vontade de Jesus, isso também nos serve como um prólogo para tudo o que ocorrerá com o Cristo. De fato, é por meio da vontade de Jesus que há a transformação da água com que foi batizado, ocasião em que recebeu o Espírito Santo, em sangue derramado na cruz, feito um vinho bom, aquele que nos vem como salvação.
Peçamos na oração de hoje que Maria nos ajude a estarmos atentos àquilo que Jesus vem orientar. Ela interceda por nós quando algo nos faltar. Rezemos para que Jesus nos faça reconhecer sua natureza divina nos milagres que ocorrem nos dias de hoje.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte/MG