“Abrace sua cruz e ressuscite”
18 de fevereiro de 2021“Em sua vocação testemunhará que o Reino de Deus é para todos”
20 de fevereiro de 2021LECTIO DIVINA – 19/02/2021
Mt 9,14-15
“O verdadeiro sentido da caridade”
Leitura: O que o texto diz
Jesus continua com seus ensinamentos e precisamos ser sensíveis a eles. As ações precisam de sentido, não se realizando por aparências ou obrigações, portanto, atentar às suas palavras que muito contém orientações para a vida cristã.
Os discípulos sempre estavam em companhia de Jesus, inclusive em eventos, aproveitando cada momento, e nem sempre tinham como jejuar, uma vez que, não havia motivos naquele momento, não era a ocasião. Os atos religiosos não devem se tornar uma obrigação ou puro cumprimento de lei, e sim, por amor, haver uma causa nobre. Com o jejum e o sacrifício não é diferente, pois Deus conhece nossas motivações. Existe o momento certo para tudo, inclusive para o sacrifício e jejum, em alguns momentos, é hora de comemorar, aproveitar, celebrar, até porque jejum sem coração preparado, se torna em exteriorização. O coração precisa ser livre, sereno, e não jejuar pensando em revolta, vingança, etc. Para os cristãos, o jejum é a expressão do desejo de mudança, sinal de solidariedade e partilha. Portanto, Jesus nos ensina o jeito e o momento certo de jejuar.
O rigor da lei não é preterido por Deus. Este prefere os sentimentos do coração sincero e compassivo. Os discípulos de João, tanto quanto os fariseus, praticavam jejuns desnivelados. Assim como as leis humanas disciplinam a vida em sociedade, as leis divinas disciplinam a vida espiritual daqueles que creem, confiam e esperam no Senhor.
Os discípulos na presença de Jesus é como uma festa, e ninguém fica sem comer. O jejum é para reconhecermos nossa dependência de Deus, é um ato de purificação, participando junto com os que vivem em jejum constante pela falta de alimentação. Iniciemos uma quaresma com o coração contrito, simplificado, pois é o sacrifício que agrada a Deus. Por um lado, imerso numa sociedade do espetáculo e do exibicionismo, todos corremos o risco de nos conformar, e que antes de qualquer fruto podre, que escandaliza e destrói a fé de tantos que se abrem a uma mudança interior de vida. Que tenhamos sabedoria para o momento de jejuar ou celebrar.
Meditação: O que o texto me diz
Inspire-se na palavra de hoje e faça uma conexão com sua vivência. Permita-se se sentir como um discípulo naquela festa com a presença do noivo Jesus. Haveria sentido ali em jejuar? Você jejua sem ter um motivo? Curte o momento como presente de Deus? O que será que jesus acha do seu jejum? Tem exercido esta penitência para exibir aos outros? Jesus é presença real e sentido do desjejum, e por isso, convida-o a uma reflexão sobre as novas ações impulsionadas pelo coração livre para o amor de Deus.
Oração: O que o texto me faz dizer
Em aprofundamento com Deus, nos revestimos de luz, coração e ouvidos abertos, propícios a aceitarmos suas orientações. Inclusive, penitência em prol do nosso próximo pode ser algo criticado pelos que não adentraram ainda no mistério da Lei do Amor. Os preceitos são etapas a serem vividas livremente quando se ama. Cumprir uma obrigação religiosa, na qual o coração está distante do seu significado, é mera hipocrisia.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Me colocando na posição dos discípulos naquela festa, não existe espaço para jejuar. O melhor pão da vida está ao meu lado. Reveja em sua memória se você tem realizado sacrifício meramente para mostrar que é seguidor?! Agradeça por todas as limitações, fraquezas e fortalezas, absorvendo-as como graças do Senhor trabalhando em sua missão de vida. Entenda que, o jejum é oferecimento quando há a necessidade por um bem de algo ou alguém. Que viva os momentos e oportunidades da melhor forma, e na ocasião certa, sentirá pertinência da penitência.
Ação: O que o texto me faz agir
Entendendo melhor sobre sacrifícios, não desperdiçamos a verdade ao nosso lado, que é Jesus. Que você seja livre no amor, ajudando os outros no caminho do Reino, em sua construção e sem distorções. Através de suas penitências silenciosas, alcançará muitas graças na vida de outras pessoas que tanto necessitam ter seu coração e vida transformados.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.