“Tem que nascer da água e do Espírito”
17 de abril de 2023A Luz veio ao mundo
19 de abril de 20232ª SEMANA DA PÁSCOA
Terça-feira – 18/04/23
Jo 3,7b-15 – “O vento sopra onde quer”
Leitura: O que o texto diz?
É uma continuação do Evangelho de ontem: Jesus continua o diálogo com Nicodemos, que não entende o nascer de novo. Jesus lhe diz que ele sabe tantas coisas, mas não entende dos valores do Reino: partilha, gratuidade, amor fraterno… Jesus ainda diz que se ele vendo o testemunho de tudo isto entre os cristãos não consegue compreender, como poderá compreender o que vem dos céus? A conversão é mudança de vida, de atitudes, de convicções e Nicodemos e os seus, ainda não passaram por isto para nascerem de novo. Jesus é o único caminho que leva ao Pai e é preciso CRER Nele. Moisés levantou a serpente no deserto e o Filho do Homem será levantado para que todos que creiam, tenham a vida eterna.
Meditação: O que o texto me diz?
Nos diz que muitas vezes o conhecimento pode nos cegar. Às vezes queremos lógicas que a fé não permite, queremos explicações que não são necessárias, pois basta crer. Ser mestre em alguma coisa, não nos torna conhecedores das coisas do alto, pois Deus se revela aos pequenos, que abrem rapidamente seus corações. Jesus é o único caminho para Deus, é preciso crer no que Ele nos diz. Quando Jesus fala de si, se apresenta como Aquele que será erguido para que todos creiam e tenham a vida eterna: fala de sua morte, que nos unirá novamente a Deus.
Oração: O que o texto me faz dizer?
“Meu Senhor, queremos nascer do Espírito! Nós cremos em Ti como o único caminho ao Pai. O teu madeiro nos salvou e o teu sofrimento nos reconduziu ao Pai. Queremos testemunhar ao mundo como são belas as ações dos que creem em Ti. Que tenhamos ações que revelem ao mundo o Ressuscitado!”
O que o texto faz em mim?
Nos faz refletir!!! Será que o nosso testemunho de vida, tem revelado quem é Jesus? Será que nossas atitudes têm deixado claro quem é o Mestre de nossas vidas? Será que nossas palavras e ações têm despertado em muitos a vontade de renascer da água e do Espírito? Será que somos encantadores de pessoas para o Senhor? Será que temos convencido que vale a pena renascer de novo? Será que nossas vidas despertam nas pessoas, ao nosso redor, a vontade de conhecer mais e melhor o Ressuscitado? Será que conseguimos testemunhar que a cruz de Cristo é sinal de vida e não de morte?
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Nascer de novo, é e sempre será uma grande proposta! Jesus, o Ressuscitado não se cansa de ouvir, de falar e de se revelar. Nossa conversão é um processo e temos momentos altos e baixos, o que muitas vezes nos inquieta, pois sabemos que as dúvidas são momentos de fraquezas em nossa fé. O encontro de Jesus com Nicodemos nos motiva, pois sabemos que Ele sempre está pronto a nos acolher e novamente nos orientar. Que sejamos inspirados e levados pelo Espírito Santo em nossas palavras e atitudes, despertando nos irmãos e irmãs a vontade de se encontrar com o Ressuscitado.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG