
José, o homem do silêncio
21 de dezembro de 2025
22 de dezembro, 2ª feira, 4ª Semana do Advento.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 1,46-56
Leitura: O que o texto diz?
O Advento nos devolve à beleza do pequeno, à humildade do cotidiano, à simplicidade dos encontros. “Minha alma engrandece ao Senhor”, assim como rezou Maria, rezamos também hoje, prestes a celebrar o Mistério do Nascimento do Deus conosco, Emanuel, o Filho de Deus. Deus mesmo se faz carne e habita entre nós. Cantemos, como a jovem Virgem de Nazaré, os louvores ao Senhor, que vem transformar a nossa história, ele salva seu Povo e sua misericórdia se estende de geração em geração a todos os que o respeitam.
Meditação: O que o texto me diz?
Deus nos visita, nos surpreende como presente que tem a capacidade de salvar. Dentro de poucos dias, celebraremos o mistério de seu Natal. Sua divindade nos visita, nos comunica toda bondade para que sejamos divinizados. Toda história se transforma com a presença salvífica de Deus: ele derruba o orgulho dos poderosos e eleva a humildade dos pobres, sacia a humanidade com sua presença. Ele é o Salvador.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que nasça e renasça em seu coração, assim como habitou o seio da Virgem Maria. Peça também que Ele possa reluzir cotidianamente em suas atitudes.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você é capaz de crer como Maria: com humildade e obediência? À luz do exemplo dela, você deixa que o ‘Senhor faça em você maravilhas’? Deixa-se guiar pelo seu Salvador na confiança total do seu Amor? Está sensível como a mãe de Jesus às necessidades dos irmãos?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor”, assim afirma a virgem Maria. Que o poderoso realize em nós grandes coisas pela graça da fé que habita nosso interior. Diz o Cardeal Dom José Tolentino Mendonça:
Advento, tempo de abrir janelas na noite do sofrimento, da solidão, das dificuldades e sentir-se prometido às estrelas, não ao escuro. Advento, tempo para contemplar o infinito na história, o inesperado no rotineiro, o divino no humano, porque o rosto de um Homem nos devolveu o rosto de Deus.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.



