“Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”
20 de agosto de 2022“Eis que conceberás e darás a luz um filho”
22 de agosto de 2022Domingo, 21 de agosto de 2022 – Solenidade da Assunção de Nossa Senhora
Lc 1,39-56 – “O Todo poderoso fez grandes coisas em meu favor”.
1) Leitura: O que o texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
No Brasil, celebramos neste domingo a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Somos convidados a contemplar em Maria, de forma antecipada, o destino de todo cristão. A Mãe de Deus e nossa é modelo de seguimento a Jesus. Consciente da gravidez de Isabel, sua parenta, Maria coloca-se a caminho para servir aos que necessitavam de sua ajuda. Chegando em casa de Zacarias e Isabel, todos são inundados pela presença do Espírito – Deus age em favor dos pequeninos através da ação de Maria. Ela reconhece a bondade de Deus e O louva.
2) Meditação: O que o texto me diz?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Muitas vezes ao longo de nossa vida Deus vem em nosso encontro através de irmãos e irmãs. Ele age na história. Também devemos ser portadores de Deus, levando-O a todos, especialmente aos pequeninos do Reino. Quando faço o bem, Deus age em mim por meio de minhas ações, em meu favor e em favor daqueles que ajudo.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, intercede a Deus por mim. Que eu aprenda contigo a reconhecer Deus agindo em minha história pessoal. Que eu seja presença de Deus na vida de todos por meio do bem que eu faço. Ajuda-me a encontrá-Lo em meus irmãos e irmãs. Amém.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Procuro experimentar a bondade de Deus ao longo desse dia: quantas vezes o Senhor vem ao meu encontro através daqueles com os quais convivo? Que eu seja perspicaz para perceber Deus agindo em meu favor.
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Neste dia, como Maria, procurarei ajudar alguém que precisa de minha ajuda. Minha presença generosa na vida de alguém é sinal do amor de Deus, que cuida de todos.
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.