“Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda…”
8 de novembro de 2021Levanta-te e vai! Tua fé te salvou.
10 de novembro de 202109 de novembro, terça-feira da 32ª Semana do Tempo Comum. Festa da dedicação da Basílica do Latrão(Catedral de Roma).
Evangelho – Jo 2,13-22
Leitura: O que o texto diz
Neste evangelho Jesus vai até Jerusalém e chega até o templo. Vê toda movimentação que ali acontecia referente a festa da Páscoa. Percebe que as celebrações do Templo ocorrem em um contexto de opressão e exploração do povo. Era escandaloso o que ali acontecia, de modo especial, nas festas judaicas e, sobretudo na Páscoa. O comportamento dos vendedores ia ao contrário do próprio sentido da festa da Páscoa que era celebrar a libertação do povo da escravidão do Egito. Esse gesto de Jesus é uma ação simbólica na qual se pretende mostrar que o tempo do Templo terminou. Jesus se sentia como um estranho naquele lugar. O que seus olhos viam nada tinha a ver com o verdadeiro culto ao Pai, o espaço do templo tinha se convertido em centro comercial.
Meditação: O que o texto me diz
Jesus, como os profetas de Israel, não formou parte da estrutura política nem do sistema religioso. Não foi nomeado por nenhum poder. Sua autoridade não vinha da instituição, não se baseava nas tradições religiosas. Provinha de sua experiência de Deus empenhado em conduzir seus filhos e filhas pelos caminhos da justiça. Ao “substituir” o Templo por seu Corpo, Jesus nos convida a viver o encontro com Deus no centro de nossa pessoa e da vida mesma. E Ele torna-se referência para nos ajudar a ver o que é uma vida vivida desse modo: uma existência marcada pelo amor compassivo e pela alegria de uma vida plena. Somos também o “novo templo”, morada do Espírito, presença que alarga nosso interior para que todos possam ali ter acesso.
Oração: O que o texto me faz dizer
O decisivo é o “templo interior”, com portas abertas a todas as pessoas que queiram se aproximar e entrar. Peça ao Senhor que o ajude a ser Templo onde o seu Espírito faz morada. Peça que o inspire a agir como Jesus, sendo sinal do Reino no meio do mundo.
Contemplação: O que o texto faz em mim
“Encontrou no templo …”, menciona o evangelho. Todos somos Templo de Deus e isso leva a questionamentos: O que Jesus encontra dentro de nós? O que (ou quem) são os vendedores e os cambistas, que deixamos se instalar dentro de nós?
Ação: O que o texto me faz agir
Podemos também transformar o mundo em verdadeira casa do Pai, participando na construção do Reino, vivendo a fraternidade. Jesus não veio para sancionar uma ordem existente, deixando cada um com sua exclusão, senão para oferecer a todos um caminho de humanização. Ele rompe as fronteiras que foram traçadas pelos poderosos e está a serviço da vida e dos últimos; isso foi Jesus. Assim devem viver seus seguidores.
Equipe do Lectionautas