“O Senhor está perto de todos os que pedem a sua ajuda, dos que pedem com sinceridade”
21 de setembro de 2014A família de Jesus (Lc 8,19-21)
23 de setembro de 2014Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter.
Este trecho do evangelho segundo Lucas vem logo a seguir à parábola do semeador e à sua explicação.
Lendo várias vezes o texto, entendo que as sementes do Reino precisam ser semeadas, pois, se não forem lançadas na terra, não produzirão frutos.
Cada um possui sementes do Reino. A cada um de nós Deus concedeu dons que devem ser utilizados para a construção do Reino. Nossos dons, quando utilizados com amor, com carinho, são como candeeiros colocados no alto, atraem a atenção e iluminam o caminho de muitos na direção do bem, da fraternidade e do amor.
Quantas pessoas possuem dons maravilhosos mas que, por diversas razões, não os utilizam, às vezes por vergonha ou por medo de se expor? Às vezes construindo a imagem de algo idealizada em modismos, falsas impressões para que seja melhor aceito pelos outros à sua volta?
Na minha oração de hoje, sinto Jesus chamando minha atenção para que eu viva com mais autenticidade, desenvolvendo mais os dons que me foram concedidos, ofertando-os em uma atitude amorosa, para o bem daqueles que convivem comigo. Percebo o alerta carinhoso do Senhor, chamando a atenção para o fato de que não adianta eu querer construir uma imagem falsa de mim, pois nada ficará oculto. Para Deus, tudo já é conhecido, mas também para todos os outros a verdade sempre acaba por se revelar. Jesus me incentiva a desenvolver meus dons, aquilo que é verdadeiro em mim, senão chegará o momento em que eu sentirei somente o vazio, a falsa imagem de mim será desfeita e eu não terei mais nada. Até aquilo que penso ter será tirado, pois não passam de fantasias construídas sobre o vazio das minhas ilusões.
Que o Espírito Santo nos venha sempre em socorro, para que saibamos desenvolver nossos dons e, assim, alcançarmos a felicidade que almejamos. Amém!
***
João Batista Pereira Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte – MG