Segue-me!
18 de maio de 2024“Mulher, eis aí o teu filho”. “Discípulo: eis a tua mãe”.
20 de maio de 202419 de maio de 2024, Domingo de Pentecostes!
Repita o refrão: Tu és fonte de vida,/tu és fogo,/ tu és amor./ Vem Espírito Santo;/ vem Espírito Santo.
Sinta a presença do Espírito do Ressuscitado. Ele guiará nossos passos.
Fazer a leitura do evangelho de Jo 20,19-23 e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Leitura: O que o Texto diz?
A narrativa do evangelho de hoje proporciona uma imensa alegria à toda humanidade. É o cumprimento da promessa do Filho de Deus – Jesus Cristo – que nos envia o Espírito Santo, renovando todas as coisas. Fazemos o memorial daquele primeiro dia da semana em que Jesus ressuscitado foi até os discípulos e soprou sobre eles dizendo: “Recebei o Espírito Santo”. E desejou-lhe a paz: “a paz esteja convosco”.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Vamos celebrar a Palavra de Deus. Ouvidos atentos para acolher o sopro do Espírito. Que sentimentos brotam no coração ao saber que ainda hoje Jesus cuida de nós e nos ajuda ir superando as dificuldades que encontramos pelo caminho da fé? Jesus oferece a Paz: “a paz esteja convosco”. A paz é o primeiro dom oferecido à comunidade reunida. Ressurreição e as aparições sucessivas é a confirmação da condição divina e humana de Jesus de Nazaré. Toda sua vida foi dom de amor a todos que conviveram com ele. E agora, seus discípulos percebem que Jesus de Nazaré, filho de Maria, Filho de Deus, é portador e comunicador da vida divina e eterna. Os dons do Espírito ofertado a todos é plenitude de vida e possibilidade de devolver a coragem a todos aqueles que desejarem levar a paz e anunciar a sua palavra aos outros.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
O que podemos agradecer a Deus. O que podemos pedir? (silêncio). Peçamos a paz para toda a humanidade. Peçamos paz e a sabedoria do Espírito para todos aqueles que sofrem com as enchentes saibam encontrarem meios para sobrevivência.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Jesus nos ensina o caminho que devemos seguir. Oferece-nos o Espírito Santo cheio de dons para que sejamos corajosos e coloquemos em prática o seu projeto de vida. Aprendendo com os discípulos que, ao receberem o Espírito Santo, saíram e foram dar continuidade à missão de Jesus, também nós façamos essa mesma experiência, junto à nossa comunidade de fé, procurando viver a reconciliação, paz, harmonia e a alegria de servir. O Espírito do ressuscitado nos impulsiona e nos ajuda quando aparecem obstáculos que nos impedem de caminhar.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, colocar na escuta da palavra e na prática do amor fraterno é primeiro passo para realizar o que Jesus nos pede. Deixemo-nos orientar por ele e vamos nos comprometer? Ele sempre nos dá a força e a coragem para agir em seu nome.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de Catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.