Praticar e ensinar os mandamentos
10 de março de 2021Amar a Deus e ao próximo
12 de março de 2021QUINTA-FEIRA 11/03/2021
Lc 11, 14-23 – O sinal é o Reino de Deus
- Leitura: O que o texto diz?
Jesus é colocado a prova na narração bíblica. Muitas curas e demônios são expulsos da vida das pessoas. Jesus integra a pessoa humana no que ela é de verdade: imagem e semelhança de Deus. A cura do mudo, que Jesus expulsa um demônio, deixa alguns admirados e outros indignados, revoltados. Contanto, Jesus aponta a divisão e o risco que trás as pessoas. Ser dividido enfraquece a comunidade e possibilita os males atacarem sua vida e sua fé.
- Meditação: O que o texto me diz?
Jesus que antes falava da oração e do Espírito Santo, agora expulsa um demônio mudo, que é atribuído a obra de Belzebu. Lucas coloca o episódio do pecado contra o Espírito Santo, depois de ensinar a oração pedindo o dom do ES. Para Lucas o que está em jogo é a oposição do Espírito Santo e do espírito maligno. O Belzebu é o príncipe dos demônios, o senhor do mal, o pai das coisas más.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Quando dizem que Jesus está expulsando por Belzebu, estão contra ele. Os v.24 a v.26 nos fala de um espírito impuro que foi para lugares áridos e volta para o homem e encontra um repouso, chamando para habitar naquele homem outros sete espíritos. Mesmo Jesus tendo expulsado o demônio, este está susceptível de voltar. Ele só encontra condição de voltar se o homem estiver susceptível de tentação. Há a tentação de não orar. Se não orarmos podemos voltar a mesma situação que estávamos antes, ou piorar (7 demônios). O demônio não precisa tentar quem já é dele. Diga ao Senhor o que passa em seu coração.
- Contemplação: o que o texto faz em mim?
Rezar e encontrar repouso no Senhor e vencer a tentação, a ação do maligno. Ser firme no compromisso do Amor de Deus. Tudo me faz louvar a Deus na sua Infinita Misericórdia! Enfraquecidos, sem oração, nós já pertencemos ao pai da tentação. Precisamos escutar a voz de Deus e fortalecer em oração.
- Ação: o que posso fazer do texto?
A convocação é para a oração. Combater a preguiça espiritual. Fortalecer a oração individual e me questionar sobre os locais e momentos que me retiro para esse encontro com o Senhor. Eles me favorecem para um fortalecimento? Estão me fazendo bem? Algo rouba minha paz na oração? E ser firme e fortalecer a oração em família. Rezar hoje em casa com alguém da minha família.
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa – padre da Diocese de Luz-MG, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2
imagem: pexels.com