“Profeta da verdade”
5 de agosto de 2023Os discípulos os distribuíram às multidões
7 de agosto de 202306 de agosto, Domingo daTransfiguração do Senhor
Mt 17,1-9: O seu rosto brilhou como o sol
Leitura: o que o texto diz?
No relato da transfiguração do Senhor, temos muitos elementos que apontam para um objetivo: fortalecer a fé dos discípulos e reforçar o mandamento de ouvir Jesus, que é o filho amado do Pai. Ao subir a montanha, que na Bíblia é o lugar por excelência do encontro com Deus, Jesus manifesta sua glória diante de Pedro, Tiago e João. Confirmando essa glória, aparecem Moisés e Elias, simbolizando que o Senhor é o perfeito cumprimento da Lei e dos Profetas. Entretanto, essa manifestação não é definitiva: os sofrimentos do mundo virão e devemos enfrenta-los, mas confiantes que Cristo está conosco e que não devemos ter medo.
Meditação: o que o texto me diz?
Como experimentamos a glória de Deus na nossa vida hoje? Na nossa caminhada de fé é comum passarmos por experiências arrebatadoras que são capazes de demonstrar tremendamente o amor divino por nós, mas, da mesma forma que na transfiguração, essas experiências não são definitivas. Devemos aprender a utilizar essas consolações para nos fortalecer, viver nossa vida em santidade e confiar que no fim, vermos Deus face a face!
Oração: o que o texto me faz dizer?
“Como é bom Senhor, estamos aqui! ”. Com essas palavras de Pedro, podemos nos inspirar para dizer à Jesus como é bom sentir sua presença nos fortalecendo, dando sentido para continuar a caminhada. Mas também podemos pedir aquilo que Pedro não compreendeu: “Sabemos, Senhor, que a experiência desse mundo é imperfeita e passageira. Faz com que não desanimemos e tenhamos a firme esperança de Te ver um dia na glória que não passa”.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Deus nos ilumina. A Transfiguração é o evangelho da Luz, que aquece, revela, traz segurança e confiança. No silêncio da sua oração, deixe essa luz te tocar, tirar o medo que você tem das suas sombras, e principalmente, do futuro. Confia tua vida nas mãos de Deus e diga com o salmista: Na sua luz, veremos a Luz!
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Como pensamos no futuro da nossa vida de fé? Em que confiamos: nas experiências passageiras ou no amor permanente de Deus por nós? Que os nossos serviços na família e na pastoral sejam capazes de transfigurar essa realidade para mostrar que Deus nos ama da forma que somos e que possamos encorajar uns aos outros a continuar a caminhada para a vida em santidade e na Luz.
João Victor Batista – Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Ceará.