06 de Fevereiro de 2024, 3ª feira da 5a semana do Tempo Comum –
Refrão meditativo:“Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós!”
Que o Santo Espírito conduza e ajude na compreensão e na prática da mensagem da Palavra de Jesus.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 7,1-13
Leitura- O que diz o texto?
A narrativa do Evangelho hoje nos apresenta o questionamento dos fariseus e escribas, vindos de Jerusalém, sobre o fato dos discípulos comerem sem lavar as mãos. Este gesto, mais que um simples ato de higiene, que ainda hoje conservamos, era um rito de purificação. Um vários dos costumes religiosos, que com o passar do tempo tinham perdido o seu sentido. As orientações sobre a pureza que antes eram ações de proximidade de Deus, se transformaram em normas para controlar, excluir e discriminar. Jesus chama a atenção para que os lábios e o coração estejam em sintonia com Deus, essa é a esperança do povo, Ele indica o caminho para alcançar o caminho da pureza e proximidade de Deus.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
É preciso o discernimento constante, abrir o coração ao verdadeiro seguimento da amorosa lei de Deus. Jesus anuncia a verdadeira fidelidade à Palavra, ao projeto de Deus, o sentido da lei, da vida, do seguimento e proximidade de Deus. A vida é o maior valor, nenhuma lei ou costume se sobrepõe a ao cuidado, zelo, gratidão à vida pessoal e dos irmãos, especialmente quando diz respeito aos pais.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Apresente a Jesus seu desejo de ser verdadeiro(a) discípulo(a), o escutar e, com o coração aberto, cumprir a sua vontade em sintonia com o seu Espírito que ilumina e ajuda a discernir a beleza do amor, da vontade de Deus para sua vida.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
A ação dos fariseus e escribas, adverte para o que não deve ser feito: distorcer a mensagem da Palavra de Deus, não tornar as orientações religiosas um peso para outras pessoas. O texto convida nos convida a refletir: Como os fariseus e escribas, há apego a costumes religiosos sem sentido? A prática de fé está ligada da vida, das necessidades dos irmãos? Quais atitudes tem deixado seu coração longe de Deus?
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Reflita: O texto nos convida a refletir sobre as ações e proximidade com Deus e também com as pessoas. Que ações cotidianas necessitam purificação, de conversão? Quais os “pais” é preciso zelar e cuidar?
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2