“Sempre prontos e vigilantes à espera do Senhor”
20 de outubro de 2020“Chamados a renovar para a missão: O fogo do Espírito abrasará os corações”
22 de outubro de 2020QUARTA – FEIRA – 21/10/2020
29ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho Lc 12, 39-48
Inicie com uma oração ao Espírito Santo. Faça um momento de silêncio, feche os olhos, respire fundo várias vezes para acalmar o coração e entrar em sintonia consigo mesmo com o outro e com Deus.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Percebemos que o texto é uma sequência do dia anterior. Continuar vigilantes. Jesus nos chama a atenção para o estar atentos, pois não sabemos a hora que o Filho do homem virá. Ele preocupa com a salvação de todos, por isso quer que todos estejam preparados. Ele compara a importância do cuidado que devemos ter com a chegada do Senhor, assim como cuidaríamos da nossa casa se soubéssemos o dia em que ela seria arrombada. Compara ainda com um administrador fiel que cumpre com suas obrigações, mesmo que o dono não esteja em casa. É sobre isso que Jesus nos fala. Ele nos confiou responsabilidades e não podemos vacilar com Ele, pois seremos cobrados daquilo que nos foi confiado. Aqueles que conhecem sua vontade, mas não o obedecem, terá um tratamento mais severo, diz Jesus. Mas afirma: “Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontra-o ocupado”.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Essa palavra ou frase que me chamou atenção, o que me diz? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia esse texto vagarosamente. Veja como Jesus trabalha com seus discípulos ajudando-os a compreender a vontade do Pai. O verdadeiro discípulo precisa estar atento ao conhecimento do mestre e vigilantes em seu cumprimento. A estar atentos às suas responsabilidades. E para você, jovem, criança? É fiel ao cumprimento das tarefas mesmo na ausência de seus pais? De sua família? Como você se vê diante dessa prática exigente?
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Releia com atenção o texto. Olhe para a sua vida, seus compromissos. O que gostaria de falar a Deus? Que tipo de ajuda necessita para viver bem o cumprimento daquilo que Jesus nos pede e nos ensina? Peça a luz do Espírito Santo para iluminar seu coração e te ajudar a discernir o que Ele espera de você.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro, permita a sua aproximação. Respire. Deixe Deus te conduzir. É ele quem toma a iniciativa. Feche os olhos e escute a voz amorosa Deus. Deixe o encontro acontecer. Ele sabe para que campo de batalha encaminhar cada um.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que chama a atenção para perceber para quais tarefas cada um deve ser responsabilizado no dia-a-dia, pense: que devo mudar no meu agir? Estou olhando com sinceridade meus deveres? Que trabalhos posso assumir com a minha família? E na comunidade, o que posso mudar para melhorar as relações com as pessoas?
Neuza Silveira de Souza. Catequista. Estudante de mestrado. Estudou Bíblia no SAB e Teologia sistemática na FAJE.