Quem faz a vontade de Deus é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
23 de janeiro de 2024Ide…
25 de janeiro de 202424 de janeiro, 4ª feira, Memória de São Francisco de Sales
Marcos 4,1-20
LEITURA: O QUE O TEXTO DIZ
Para ensinar aos discípulos e à multidão, Jesus lhes conta uma parábola. Ele fala sobre o semeador e a Palavra que por ele é semeada encontrando ao longo do caminho uma diversidade de terrenos que reagem de formas diferentes, cada um conforme a sua profundidade ou superficialidade. Os discípulos, contudo, não compreendem a parábola e Jesus se põe a explicar-lhes. Certamente, você já ouviu essa parábola e por tantas vezes também não tenha entendido seu sentido ou talvez acredite ter esgotado toda compreensão acerca de seu conteúdo. Mas hoje você é convidado a mergulhar com o coração e a mente pronto a acolher a novidade da Palavra de Deus que se apresenta.
MEDITAÇÃO: O QUE O TEXTO ME DIZ
“O semeador semeia a Palavra.!” diz Jesus a cada um de nós. A Palavra já foi semeada em seu coração e você necessita apenas acolher os cuidados do Senhor. Contemple as maravilhas de receber a semente da Palavra, contemple o quão impulsionado você se sente a ser sempre o terreno que acolhe dia após dia a Palavra de Deus.
ORAÇÃO: O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER
Senhor! sou frágil! Me dê coragem para que eu tenha atitudes com toques de amor, caridade, fraternidade e solidariedade diante dos meus irmãos. E como o Papa Francisco vos peço também:
“Senhor, abra-me o coração para que eu possa entender aquilo que Tu nos ensinaste. Para que eu possa recordar as Tuas palavras. Para que eu chegue à plena verdade”. Amém !
CONTEMPLAÇÃO: O QUE O TEXTO FAZ EM MIM
Este texto desperta em mim o sentido da conversão a cada dia para que eu transforme o meu coração de pedra em um novo coração. Que tipo de terreno é o seu coração? Ele está bem preparado para acolher a Palavra? Se não, como você percebe que deve prepará-lo?
AÇÃO: O QUE POSSO FAZER A PARTIR DO EVANGELHO
Como manter o terreno do seu coração forte e sempre pronto a acolher e semear a boa nova do Reino? Essas são atitudes concretas que você deve refletir e colocar em ação a partir desse momento para que essa Palavra se torne concreta em sua vida.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.