Andava por cidades e povoados…
18 de setembro de 2020“Os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos”
20 de setembro de 2020“O semeador saiu a semear sua semente”
19/09/2020 – Lc 8,4-15
Leitura: o que o texto diz?
Rodeado por uma multidão aglomerada de várias cidades, Jesus por meio de uma parábola expõe um de seus mais belos ensinamentos. Jesus fala de um semeador que na sua distração deixa cair algumas sementes e à medida que seus passos avançam, tais sementes caem em novos e diferentes terrenos. Pela diversidade de terrenos, os efeitos de germinação e crescimento por sua vez, também são diversos. Por se tratar de uma parábola que segue uma explicação, Jesus compara os terrenos aos corações dos receptores que de forma diferente ouvem, acolhem a palavra de Deus.
Meditação: o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
Pedras, espinhos e aridez, refletem nossas vivencias interiores que tão somente sufocam, secam e matam a palavra de Deus em nossas vidas.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
É necessário suplicar a Deus a fertilidade de nosso interior, a atenção com esta terra que nós somos e consequentemente os excelentes frutos que é próprio daqueles que cuidam bem si e dos outros.
Contemplação: o que Deus, através do texto, faz em mim?
O esforço que os primeiros brotos levam para germinar, a fragilidade exposta ao sol, chuva e vento e a necessidade de cuidados deve ser para conosco a mesma dinâmica de crescimento e de maturação em Deus.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
É preciso que conheçamos o nosso próprio solo, saber qual conteúdo estou preparado a receber e que germinariam com naturalidade. É preciso, caso este solo não esteja preparado, começar a enchê-lo de novos nutrientes para que nosso solo interior faça maior proveito da palavra de Deus.
Ir. Luiz Antonio dos Santos Vieira, INJ
Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduado em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e Graduando Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN)