
Algumas mulheres estavam no grupo que seguia Jesus
19 de setembro de 2025
“Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”
21 de setembro de 2025
20 de setembro, sábado, Memória de Santo André e Paulo Chong Hasang e companheiros mártires.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 8,4-15
Leitura: O que o texto diz?
Jesus contou frequentemente, por parábolas, histórias sobre os acontecimentos do dia-a-dia que ele usava para ilustrar sua mensagem de salvação. Uma das mais importantes destas parábolas é a que Lucas nos apresenta no dia de hoje. Esta história fala de um fazendeiro que lançou sementes em vários lugares com diferentes resultados, dependendo do tipo do solo.
Meditação: O que o texto me diz?
A semente é a Palavra de Deus. Cada conversão é o resultado do assentamento do Evangelho dentro de um coração. A palavra gera, salva, regenera, liberta, produz fé, santifica e nos atrai a Deus. Não é nosso trabalho analisar o solo e decidir plantar alguma outra coisa, esperando receber melhores resultados. A colheita do Evangelho pode ser pequena. Somente plantando a Palavra de Deus nos corações dos homens o Senhor receberá o fruto que Ele espera. Somos chamados a dar atenção à Sua Palavra. Aqui há uma lição para o ouvinte também. O fruto produzido depende da resposta à Palavra. É decididamente importante ler, estudar e meditar sobre as Escrituras. Temos que permitir que nossas ações, nossas palavras e nossas próprias vidas sejam formadas e moldadas pela Palavra de Deus.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Diga ao Senhor do seu desejo de ser semeador da Sua Palavra. Um semeador do Reino neste mundo marcado por guerras, por tanto ódio, falta de diálogo. Peça ao Senhor que te ajude a semear sempre mesmo em tempos de perseguição.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que espécie de solo você é? Ouça Jesus dizendo para você: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”. Procure identificar o significado disso para sua vida e caminhada.
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“O semeador saiu a semear”, diz o evangelho. Semeia Sempre. A Palavra de Deus contém força vivificante. O que é necessário são homens e mulheres que permitam que a Palavra cresça e produza frutos em suas vidas.