
“Eu vi o Senhor!”
22 de julho de 2025
“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem”
24 de julho de 2025
23 de julho, 4ª feira da 16ª semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 13,1-9
Leitura: O que o texto diz?
O Evangelho de hoje nos apresenta Jesus como o Mestre, aquele que ensina com a vida e através de parábolas. O texto fala de uma multidão que se ajunta ao redor de Jesus para ouvir os seus ensinamentos através de uma das mais lindas parábolas: a do semeador. Nela, somos convidados a perceber como está o nosso terreno para acolher a semente da Palavra que é semeada em nossos corações todos os dias.
Meditação: O que o texto me diz?
Esta parábola nos mostra o modo como recebemos e permitimos que a Palavra de Deus produza frutos em nossas vidas. É Jesus mesmo o semeador da Palavra. Nós a recebemos como terreno e, de diversas formas: distraídos, fechados, preocupados ou abertos como terra boa. Terra boa é quando a Palavra frutifica em nós gerando vida também ao nosso redor, embora que não seja ainda cem por cento. O caminho proposto por Jesus é acolher a Palavra; compreendê-la e praticá-la para que ela produza frutos de vida, de amor e de esperança.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a abertura para acolhida de sua Palavra e a graça do cultivo do seu terreno interior para que ela possa frutificar.
Agradeça ao Senhor por semear no seu coração a semente da Palavra todos os dias e peça também a graça de poder tirar um pouco do seu tempo diário para aprofundá-la e rezá-la no terreno do seu coração.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Jesus é a Palavra que o Pai enviou ao mundo. Ele a espalha por toda a terra, mas nem todos os terrenos a acolhem. O que de fato é necessário para que você possa entender as parábolas de Jesus? Que tipo de terreno você é? Você tem escutado a Palavra de Deus com atenção?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“O semeador saiu para semear…”, diz o Evangelho de hoje. Todos os dias temos a possibilidade de acolher a Palavra de Deus e a graça de poder comunicá-la através dos nossos gestos e atitudes, somos também semeadores.
Equipe Lectionautas