Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe
28 de janeiro de 2025‘Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!’
30 de janeiro de 202529 de janeiro, 4ª feira, 3ª Semana do Tempo Comum.
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra.
Leia o evangelho de Marcos 4,1-20
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho de hoje narra a parábola do Semeador que semeou em diferentes terrenos. Como manter o terreno do seu coração forte e sempre pronto a acolher e semear a boa nova do Reino? Essas são atitudes concretas que você deve refletir e colocar em ação a partir desse momento para que essa Palavra se torne concreta em sua vida.
Meditação: o que o texto me diz?
Para ensinar aos discípulos e à multidão, Jesus lhes conta uma parábola. Ele fala sobre o semeador e a Palavra que por ele é semeada encontrando ao longo do caminho uma diversidade de terrenos que reagem de formas diferentes, cada um conforme a sua profundidade ou superficialidade. Os discípulos, contudo, não compreendem a parábola e Jesus se põe a explicar-lhes. Certamente, você já ouviu essa parábola e por tantas vezes também não tenha entendido seu sentido ou talvez acredite ter esgotado toda compreensão acerca de seu conteúdo. Mas hoje você é convidado a mergulhar com o coração e a mente pronto a acolher a novidade da Palavra de Deus que se apresenta.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Impulsionado pela Palavra deixe fluir do seu coração um profundo diálogo com o Senhor. Converse com Ele sobre o que sente diante de tudo aquilo que meditou.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
A partir da mensagem do evangelho reflita: Que tipo de terreno é o seu coração? Ele está bem preparado para acolher a Palavra? Se não, como você percebe que deve prepará-lo?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
A Palavra já foi semeada em seu coração e necessita de cuidados. Contemple as maravilhas de receber a semente da Palavra. Que sejamos sempre o terreno que acolhe dia após dia a Palavra de Deus. Como diz a música “Proclamar a Palavra”:
Vem, proclamar a palavra! Tem muita gente precisando escutar
Vem, insista, todo dia proclama! Oportuna e inoportunamente, proclama!
Proclamar a palavra de Deus para que o mundo creia
Proclamar a Palavra pra mudar, pra transformar
Equipe Lectionautas