A verdadeira família de Jesus
23 de julho de 2024Quem quiser ser o maior seja aquele que serve
25 de julho de 202424 de julho, quarta feira da 16ª Semana do Tempo Comum
Faça silêncio para escutar a Palavra. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que torne seu coração e sua vida abertos a acolher a Palavra de Deus. Que Ele te guia nesta leitura orante.
Leia o evangelho de Mateus 13,1-9
Leitura: o que o texto diz?
Nossos olhos, coração, mente… devem estar sempre atentos para não perder nenhum detalhe da ação de Jesus. Cada gesto seu é, antes mesmo das suas palavras, um anúncio em ato. A breve e profunda mensagem do evangelho de hoje nos convida a sair, ir ao encontro das pessoas, anunciar a alegria da boa nova, por meio de diferentes e envolventes linguagens e gestos. Hoje Ele utiliza a bela e desafiadora parábola do semeador.
Meditação: o que o texto me diz?
Os gestos de Jesus interpelam a cada batizado sobre a missão como discípulo missionário: sair, se colocar em movimento, ir ao encontro das pessoas aonde elas se encontram, semear a palavra de tal maneira que provoque o envolvimento de quem escuta. Neste evangelho Jesus utiliza a bela e conhecida parábola do semeador. A mensagem de Jesus é para todos os terrenos. A semente é a palavra. O terreno é o interior de cada pessoa. Nenhum terreno é privado da semeadura. Contudo, se tornar terra boa e frutificar abundantemente é a missão de cada pessoa.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Agradeça ao Senhor, pela confiança que Ele deposita em você, de ser terreno fértil e também semeador da sua mensagem.
Peça ao Senhor a graça de ser um semeador generoso e uma terra boa para a semeadura de outros. Assim, com sua contribuição, o mundo conforme o sonho de Deus, frutificará.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Qual é sua postura como semeador, estagnado em “casa” ou como Jesus, se desafia a ser Igreja em saída? É um semeador amoroso e atento, que não deixa nenhum terreno sem ser semeado? Qual terreno é a sua vida, beira do caminho, pedregoso, espinhoso ou terra boa?
Ação: o que posso fazer do texto?
Procurar ser terra boa…e semear a Palavra de Deus. Semear nas pequenas ações do cotidiano.
Equipe Lectionautas