“Os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar onde ele devia ir”
26 de janeiro de 2021“Prestai atenção no que ouvis”
28 de janeiro de 202127.01.2021 – Mc 4,1-20
“O semeador saiu a semear”
Leitura: o que o texto diz?
Para ensinar aos discípulos e à multidão, Jesus lhes conta uma parábola. Ele fala sobre o semeador e a Palavra que por ele é semeada encontrando ao longo do caminho uma diversidade de terrenos que reagem de formas diferentes, cada um conforme a sua profundidade ou superficialidade. Os discípulos, contudo, não compreendem a parábola e Jesus se põe a explicar-lhes. Certamente, você já ouviu essa parábola e por tantas vezes também não tenha entendido seu sentido ou talvez acredite ter esgotado toda compreensão acerca de seu conteúdo. Mas hoje você é convidado a mergulhar com o coração e a mente pronto a acolher a novidade da Palavra de Deus que se apresenta. Vagarosa e atentamente releia o texto e observe quais palavras, frases e gestos lhe chamam atenção permitindo que a Palavra de Deus te surpreenda.
Meditação: o que o texto me diz?
Por um instante pare e note o que o texto lhe comunicou. Perceba os detalhes, as palavras, os personagens e o que tudo isso diz a você. Que tipo de terreno é o seu coração? Ele está bem preparado para acolher a Palavra? Se não, como você percebe que deve prepará-lo? Se for necessário, releia o texto e se coloque numa postura de quem deseja acolher os frutos dessa Palavra.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Impulsionado pela Palavra deixe fluir do seu coração um profundo diálogo com o Senhor. Converse com Ele sobre o que sente diante de tudo aquilo que meditou. Abandone seu coração, seus pensamentos, suas inquietações, suas vontades e tudo que a partir de agora é suscitado dentro de você.
Contemplação: o que Deus, através do texto, faz em mim?
Imagine que todo semeador ao finalizar sua semeadura, para por um instante e admira com zelo e esperança o trabalho que realizou. Nesse momento como aquele semeador, Jesus te olha com zelo e o silêncio toma conta de você! A Palavra já foi semeada em seu coração e você necessita apenas acolher os cuidados do Senhor. Contemple as maravilhas de receber a semente da Palavra, contemple o quão impulsionado você se sente a ser sempre o terreno que acolhe dia após dia a Palavra de Deus.
Ação: Que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Mãos a obra! Sim! A partir de agora você está mais consciente sobre como acolher a Palavra de Deus. Perante esta compreensão, questione-se: como ser terreno fértil para receber a semente da Palavra e produzir bons frutos? Como manter o terreno do meu coração forte e sempre pronto a acolher e semear a boa nova do Reino? Essas são atitudes concretas que você deve refletir e colocar em ação a partir desse momento para que essa Palavra se torne concreta em sua vida.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém; Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza; Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza; Residente em Maracanaú-CE