Vejam! (Mateus 12,46-50)
19 de julho de 2016Felizes por ver e ouvir os segredos do Reino (Mateus 13, 10-17)
21 de julho de 2016Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa, foi para a beira do lago da Galileia, sentou-se ali e começou a ensinar. A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou num barco e sentou-se; e o povo ficou em pé na praia. Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse: Escutem! Certo homem saiu para semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um. E Jesus terminou, dizendo: Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
Jesus saiu de casa, foi para a beira do lago da Galileia, sentou-se ali e começou a ensinar. A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou num barco e sentou-se; e o povo ficou em pé na praia. Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas.
Na oração de hoje duas coisas chamou minha atenção: “Jesus usou parábolas para ensinar e ele disse: escutem!” As parábolas faziam parte da didática de Jesus, era a forma que ele encontrou para ensinar, certamente porque ele conhece as limitações do seu povo e queria facilitar o entendimento das coisas do Reino, mas de nada adianta o seu esforço se agente não escuta…
E interessante, realmente a escuta requer mais que ouvir, ou seja, temos que prestar atenção no assunto, para entender do que se trata, perceber o que foi dito, sentir as palavras, memorizar o assunto, opinar, levar em consideração e agir ou não em conformidade. É exatamente isso que Jesus nos pede, para que possamos discernir bem, para crescer na Fé…
A Fé é algo dinâmico e que está presente nas nossas relações, e boas relações requer bons ouvintes, um dos maiores problemas em todos os seguimentos da nossa vida é a dificuldade na comunicação que esta diretamente ligada à dificuldade da escuta, normalmente estamos mais preocupados com nós mesmos, com os nossos problemas e não ouvimos o outro, gerando grandes conflitos que poderiam ser evitados…
Jesus trouxe as sementes do Reino, e quer planta-la em nossos corações para que ela possa dar frutos… Ele pede que, se não podemos escutar…, para que pelos menos possam ouvir…, apesar de saber que ouvir apenas, não nos garante uma boa comunicação com as coisas do Reino. Para ele o que nos importa mesmo é que tenhamos atitude para aliar a nossa fé as nossas ações…
Como diz na primeira leitura de hoje, foi ele que nos constituiu: “Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações”. (JR 1, 5) Profeta é aquele que anuncia e denuncia, anuncia o que vive, o amor e a justiça, e denuncia onde falta aquilo que se vive…
Que o espirito santo nos inspire a professar a nossa fé, a viver e semear as sementes do Reino seguindo os passos de Jesus, hoje, agora e sempre, amém.
Agostinho Augusto – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte – MG.