“Ninguém põe vinho novo em odres velhos”
17 de janeiro de 2022“É permitido no sábado fazer o bem ou o mal?”
19 de janeiro de 2022TERÇA FEIRA – 18/01/2022
2ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mc 2, 23-28
“O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado”.
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Feche os seus olhos e acalme o coração. Traga à imaginação a cena de Jesus e seus discípulos nas plantações de trigo.
Refrão meditativo: Senhor Jesus, obrigado, porque és nosso pão. Como tu, nós queremos nos amar como irmãos.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
O texto nos apresenta uma narrativa de Jesus e seus discípulos passando por uma plantação de trigo, momento em que seus discípulos pararam e começaram a arrancar espigas para comer. Os fariseus perguntam a Jesus: por que eles fazem no dia de sábado o que não é permitido? Jesus respondeu: nunca lestes o que fez Davi quando passou necessidade e teve fome, e seus companheiros também? E acrescentou: O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto na bíblia. Jesus caminha com seus discípulos e passando por uma plantação, seus discípulos começam a abrir caminhos, arrancar espigas e comer. “Caminho” é uma palavra-chave para o evangelista Marcos. Ele fala de João Batista que veio preparar o caminho do Senhor. Jesus é o caminho. Vários acontecimentos na vida de Jesus e seus discípulos se dão “no caminho”. Como está nosso caminho? Estamos percebendo famintos no caminho? Jesus vem e abra o caminho da liberdade em relação às observâncias da lei imposta aos homens. E Nós? Que caminhos estamos abrindo? Na realidade atual, precisamos derrubar cercas ideológicas armadas pelo sistema do poder para não deixar faltar o pão na mesa do pobre.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
A oração é uma conversa com Deus. Podemos expressar nossos sentimentos de alegria, mas também nossas angústias. Como nos colocar no caminho do discipulado? Caminhe com ele e peça ajuda. O que podes pedir a Deus diante da realidade de hoje? Tenha confiança e a certeza de que ele é amor.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Contemple a cena, sinta-a. Jesus se encontra às margens, ou seja, num ambiente de excluídos, numa plantação de trigais. Seus discípulos estavam com fome. Qual seria a minha reação diante de uma realidade que para os fariseus era proibida? Contemplemos as nossas realidades.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que interpela e nos provoca para tomadas de atitudes, estou pronta a me comprometer. Que compromisso posso e devo assumir diante das dificuldades apontadas pela pandemia? Pelas chuvas, enchentes, desmoronamentos? Falta de alimentos? Como posso ajudar?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.