O Filho do Homem veio para servir…
28 de fevereiro de 2024O Senhor da vinha…
1 de março de 202429 de fevereiro, 5ª feira, 2ª semana da Quaresma
Faça silêncio. Respire profundamente. Peça ao Espírito Santo que te guie nesta oração.
Abra o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Lc 16,19-31
Hoje o evangelho traz o texto do rico e do Lázaro. É uma narrativa que Jesus conta aos fariseus, acusados de serem amigos do dinheiro. Por meio da cena apresentada, Jesus quer despertar nos fariseus a consciência para o que realmente é mais importante. Jesus nos ensina que há um abismo entre as riquezas e o Reino de Deus, tanto nesta vida, como na vida eterna.
Meditação: O que o texto diz a mim?
O que é reprovado ao homem rico é que ele não vê, não se comove, não partilha sua riqueza com o pobre e sofrido Lázaro, que está bem perto. O texto acusa a insensibilidade do homem perante o sofrimento que bate à sua porta, indicando um verdadeiro abismo construído por mãos humanas. Ampliando nosso olhar, procuremos ver o abismo que na nossa sociedade separa os ricos dos pobres.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que abra os nossos olhos, nossos ouvidos, nosso coração, para enxergar, ouvir e sentir a fome dos desempregados, o frio do morador da rua, as necessidades dos pobres, dos refugiados, dos indígenas… peça também pelas pessoas com depressão, pessoas que sofreram perdas intensas e imensas, pelos “Lázaros” que vivem pelas ruas do seu bairro, pelas crianças vítimas da guerra.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Observe os seus sentimentos. Contemple as suas emoções. Perceba como você reage à situação do Rico e Lázaro. O que você faz para quebrar o fosso crescente entre ricos e pobres, homens de sucesso e aqueles a quem a vida levou todos os seus sonhos? Quem são os Lázaros com que cruzas no seu caminhar? Será que o sofrimento do outro é notado por você?
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
Quantas pessoas precisam do seu cuidado, da sua ajuda, comprometa-se a ajudar os Lázaros de hoje que ainda continuam à nossas portas.
Equipe do Lectionautas