“Senhor, a quem iremos?”
22 de agosto de 2021“Rabi, Tu és o Filho de Deus, o Rei de Israel”
24 de agosto de 202123/08/21 (Segunda: Festa de St. Rosa de Lima): Mt 13,44-46: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo”.
- Leitura: O que o texto diz?
Invoque a presença do Espírito Santo para que ele conduza você nesta leitura orante. Tome em mãos Mt 13,44-46. Jesus está à beira-mar em torno dos discípulos e de uma grande multidão. Imagine-se no meio deles escutando atentamente o que o Mestre está ensinando. Dentre as várias parábolas sobre o Reino dos Céus, aqui ele é comparado ao tesouro e à pérola. Quando encontrados, a pessoa fica cheia de alegria e é capaz de fazer tudo para mantê-la consigo. Nada é mais importante do que esse tesouro ou essa pérola. Por isso se desfaz de tudo para conquistá-los. O que os discípulos têm que se desfazer para conquistar o Reino dos Céus? Não estaria já o Cristo fazendo-os experimentar as maravilhas do Reino ao ponto de fazê-los buscá-lo com todas as suas forças? E você? Como se sentiu ao presenciar esse trecho do discurso de Jesus?
- Meditação: O que o texto me diz?
Retome a leitura de Mt 13,44-46 e sinta o que as palavras de Jesus provocaram em você? Qual o tesouro e a pérola que você tem buscado? O que tem feito para conservá-lo e guardá-lo para que não se perca? Quais coisas você precisa se desfazer para conquistar esse grande tesouro? Permita a Palavra iluminar e identificar tudo isso em sua caminhada de fé.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
À medida que você vai deixando a Palavra de Deus iluminar seu interior, ela faz identificar aquilo que precisa ser oferecido a Deus para conquistar o Reino dos Céus. Você pouco a pouco é capaz de apresentar tudo aquilo que é relevante e o dispersa, ao ponto de se desfazer para buscar o que o Senhor tem de mais especial para você. Também é capaz de apresentar sua disposição em querer experimentar essa grande graça de Deus. Converse com Deus e deixe seu coração ser também esse rico tesouro!
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Depois de apresentar tudo isso ao Senhor, deixe sua ação misteriosa transformar silenciosamente o seu interior. Permita Deus iluminar com sua Palavra e, no silêncio, a pérola e o tesouro se tornarem cada vez mais evidentes em você. O Reino dos Céus já chegou e você já pode começar a experimentar desde já até consumá-lo quando estiver face a face com Deus.
- Ação: O que o texto me faz agir?
Os santos são aqueles que experimentam já o Reino dos Céus aqui e por isso são capazes de deixar tudo para seguir na intimidade com Jesus. Você também é capaz de trilhar nos passos de Jesus. Que gesto concreto pode manifestar o grande tesouro do Reino de Deus? Como motivar as pessoas que próximas de você a também fazerem essa experiência e juntos conquistarem e ao mesmo tempo se tornarem “pérola” para tantos outros?
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).