Um Deus que nos liberta pelo poder da sua palavra
26 de julho de 2022Um Deus que age com justiça
28 de julho de 2022“… O Reino dos Céus é como um tesouro escondido…”
27 de julho – 17° semana do tempo comum
Mt 13,44-46
1. Leitura – O que o texto diz?
Vemos na narrativa retirada do evangelho de São Mateus (Mt 13,44-46), Jesus pregando através de parábolas à todo o povo. Ele fala sobre o reino de Deus comparando-o com duas situações:
-O reino de Deus é como um tesouro escondido
-O reino de Deus é como um comprador de pérolas preciosas
2. Meditação – O que o texto me faz dizer?
O evangelho de hoje exibe Jesus exercendo seu apostolado missionário durante sua vida pública, ele (Jesus) por meio desta parábola apresenta à todos nós, o que é o reino de Deus através de duas formas representativas. Em ambos os exemplos, Jesus enfatiza a questão do primeiro amor, do primeiro contato com ele, e por meio disso há o surgimento de uma vida nova. Estou disposto em ofertar tudo o que tenho em prol do reino de Deus? Como tenho me portado diante das pérolas preciosas que o senhor revela a mim? Como a minha adesão, seja ela total ou parcial tem refletido na minha caminhada cristã?
3. Oração – O que o texto me leva a dizer?
É chegado o momento de rezarmos com tudo o que meditamos e indagamos. Apresentemos ao senhor toda a nossa trajetória cristã, façamos memória da primeira vez que nos encontramos com Jesus, peçamos que ele nos ajude a reconhecê-lo diariamente, esse tesouro escondido que nos atrai e nos motiva a ofertar-nos por amor.
4. Contemplação – O que o texto faz em mim?
Nesse momento, busquemos ouvir a voz do senhor que nos fala através da contemplação e expressemos nosso desejo de renovarmos o nosso sim em buscarmos e nos entregarmos ao nosso primeiro amor.
5. Ação – O que o texto me motiva a fazer?
Que a palavra de Deus frutifique em nós o entusiasmo ao encontrar Jesus, e que estejamos sempre dispostos a nos entregar por amor ao Reino de Deus. Por fim, que através da oração, reconheçamos sempre esse tesouro escondido que muitas vezes se faz presente em nossos irmãos e irmãs de caminhada cristã.
Francisco Herbert Ferreira de Lima
Leigo consagrado do Instituto religioso Nova Jerusalém