
Não tenhas medo…!
22 de agosto de 2025
23 de agosto, Sábado, Festa de Santa Rosa de Lima.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 13,44-46
Leitura: O que o texto diz?
Viver é uma busca constante pelo sentido da existência. Não é a busca de uma coisa qualquer. Busca-se pela força do amor. O amor faz buscar o que vale a pena encontrar. Quem busca por amor encontra o essencial, o tesouro. Assim aconteceu na vida de Santa Rosa de Lima, que celebramos hoje.
Meditação: O que o texto me diz?
A imagem do tesouro remete à beleza, ao brilho, ao esplendor, à suntuosidade. O comprador de pérolas preciosas é alguém que procura uma bela oportunidade, que a encontra e que a aproveita. Nos dois casos, há um encontro de algo raro e precioso, no primeiro caso, de modo fortuito, casual, no segundo, como resultado de uma intensa busca.
Das palavras de Jesus, pode-se concluir que encontrar o Reino dos Céus é encontrar a plenitude da vida, a resposta ao desejo que cada pessoa traz dentro de si, diante de tudo o mais.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de sempre buscar aquilo que é realmente essencial na sua vida.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Qual o tesouro e a pérola que você tem buscado? O que tem feito para conservá-lo e guardá-lo para que não se perca? Quais coisas você precisa se desfazer para conquistar esse grande tesouro?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo”, diz o evangelho de hoje. Sobre isso diz o Pe. Adroaldo Palaoro sj:
“Viver é desafiador na medida em que viver é buscar um sentido para a própria existência. A dinâmica da busca marca a caminhada humana e define os rumos da vida. Vive-se em permanente busca e só à medida que se vive para buscar é que a vida se torna, de verdade, vida, com mais sabor e sentido. O que se busca define e determina o que é a vida da pessoa. “Diga-me o que buscas e dir-te-ei quem és”.