Vida de oração (Lucas 6, 12-19)
9 de setembro de 2014A medida do amor é não ter medida. (Lucas 6, 27-38)
11 de setembro de 2014“Levantando os olhos para os discípulos, Jesus disse: “Felizes de vocês, os pobres, porque o Reino de Deus lhes pertence.
Felizes de vocês que agora têm fome, porque serão saciados. Felizes de vocês que agora choram, porque hão de rir.
Felizes de vocês se os homens os odeiam, se os expulsam, os insultam e amaldiçoam o nome de vocês, por causa do Filho do Homem.
Alegrem-se nesse dia, pulem de alegria, pois será grande a recompensa de vocês no céu, porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas.
Mas, ai de vocês, os ricos, porque já têm a sua consolação!
Ai de vocês, que agora têm fartura, porque vão passar fome! Ai de vocês, que agora riem, porque vão ficar aflitos e irão chorar!
Ai de vocês, se todos os elogiam, porque era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas.”
No Evangelho de hoje, Jesus dialoga com seus discípulos.
Nós como seus seguidores, podemos nos colocar nesse diálogo e ouvir do Mestre essas bem-aventuranças. Falo do ouvir no sentido pleno, de inclinar-se e acolher, viver.
Na oração de hoje podemos comtemplar cada palavra, mas quero convidar a mergulhar no primeiro versículo: Levantando os olhos para os discípulos, Jesus disse: ‘Felizes de vocês, os pobres, porque o Reino de Deus lhes pertence’.
Jesus levanta os olhos para cada um de nós e fala. E eu sou capaz de fixar-me nesse olhar para ouvir? Também levanto meu olhar, saindo de mim mesmo em direção ao outro? E quando o faço, do que falo? Minhas palavras são de esperança, de vida?
Ele fala: ‘felizes de vocês, os pobres’. Que pobreza é essa a que Jesus se refere? Quais são os meus apegos? Qual o meu maior tesouro? – onde está o teu tesouro, aí estará o seu coração.
‘Poque o Reino de Deus lhes pertence’. O que é o Reino de Deus para mim, é um lugar, um estado de vida? O Reino de Deus está em mim ou fora de mim?
Jesus nos fala que esse reino nos pertence, e o coração inquieto nos questiona se vivemos essa pertença – Eu sou de Deus e Deus é meu.
O que é para mim viver a pertença ao Reino de Deus e ao mesmo tempo pertencer a ele?
Peçamos hoje ao Pai que nos conceda a graça de viver a dignidade de ser filhos e filhas de Deus, de viver esse sentimento e estado de pertença, e ser feliz. Amém.
Shirley Oliveira, membro do pré-CVX Cardoner.