“Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.
15 de novembro de 2023Aprender a esperar…
17 de novembro de 202316 de novembro, 5ª-feira, 32ª Semana do Tempo Comum
Crie o silêncio exterior necessário, encontrando um local tranquilo. Crie silêncio interior, acolhendo e permitindo que seus pensamentos se acalmem, ou seja, respire profundo algumas vezes, coloque o corpo numa postura confortável, etc.
Peça ao Espírito Santo a graça de compreender o que a Palavra de Deus te revela.
Que a luz da Bíblia ilumine sua vida!
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Lc 17,20-25
No evangelho de hoje Jesus diz aos fariseus que o Reino de Deus já está no meio de nós, porém, não se pode observá-lo facilmente. O Reino de Deus se constrói quando nós tomamos consciência de que precisamos viver de acordo com o Evangelho.
(Ler novamente o evangelho.)
Meditação: O que o texto diz a mim?
Para viver o Reino de Deus é preciso plantar as sementes da fraternidade e solidariedade. O Reino de Deus não acontece só depois da nossa morte, ele acontece aqui e agora. Jesus diz aos seus discípulos que tenham cuidado para não ir atrás de boatos que falam do dia do Filho do homem. Essas palavras são direcionadas a nós, hoje, nesses tempos de grandes desafios que vivemos.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que o ajude a fazer crescer o Seu Reino no meio de nós, em gestos de fraternidade, mansidão e solidariedade. Peça a Deus que o Seu Reino transforme a tua vida e a face da terra! Peça para que a justiça, a verdade e a paz reinem em nosso meio e não o ódio, a intolerância e a discórdia. Tenhamos coragem de fazer crescer o Seu Reino!
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Toma consciência de que o Reino de Deus acontece na sua vida trazendo transformações e mudanças em teu coração. Em que medida você tem se empenhado em testemunhar este Reino, naquilo que é e naquilo que faz? Como você o anuncia? Como se relaciona com este Reino que passa pelo sofrimento e pela rejeição?
(Acolha esta Palavra de hoje como dirigida a você. Observe o que fica no seu coração como atitudes e compromissos novos).
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
Tenhamos a coragem de não nos deixar levar por boatos e vivamos a esperança de continuar semeando o Reino de Deus entre nós, através do amor! Ao pedir a Deus que venha o seu Reino, possamos também nós, fazer o seu Reino acontecer. Nos lembra uma música litúrgica conhecida que precisamos “Buscar primeiro o Reino de Deus e tudo mais nos será acrescentado…”
Equipe do Lectionautas