
Viemos adorá-lo…
4 de janeiro de 2026
“Dai-lhes vós mesmos de comer”
6 de janeiro de 2026
05 de janeiro, 2ª feira, Tempo do Natal depois da Epifania
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 4,12-17.23-25
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho de hoje apresenta Jesus adulto, em plena atividade missionária, libertando de toda forma de opressão. Essa ação libertadora de Jesus confirma aquilo que vimos desde a celebração do seu Natal: Jesus, luz para iluminar as nações. É para cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os viviam na região escura da morte brilhou uma Luz”.
Meditação: O que o texto me diz?
A luz nascida em Belém, reconhecida pelos pastores e seguida pelos magos agora brilha nessa região de trevas, onde muitos que viviam na escuridão das doenças, das enfermidades, dos tormentos, da opressão e demais males, viram essa luz e foram libertos, curados, incluídos na comunidade. É a manifestação de Deus presente nesses atos libertadores que ilumina a vida das pessoas.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Agradeça ao Senhor por ter enviado seu Filho amado, nossa Luz, que liberta a cada um de nós das trevas.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você é uma pessoa comprometida com a promoção da vida em todas suas formas? Busca a Luz de Jesus que dissipa as trevas do nosso coração e de nossa mente? Você é Luz e Vida na vida das pessoas, testemunhando a vida nova em Jesus?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“ O povo que estava nas trevas viu uma grande luz, para os habitantes da região sombria da morte uma luz surgiu”. Que a luz de Jesus, o Cristo Senhor, nunca falte em nossa vida cotidiana.



