Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas…
9 de julho de 2024“De graça recebestes, de graça deveis dar!”
11 de julho de 202410 de julho, 4ª feira, 14ª semana do tempo comum
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine teu encontro com a Palavra de Deus.
Leia o evangelho de Mateus 10,1-7
Leitura: o que o texto diz?
No Evangelho de hoje, o evangelista Mateus nos conta os nomes dos escolhidos por Jesus, para caminhar com ele. A escolha e missão dos doze discípulos significa a restauração do povo de Deus representado pelas doze tribos de Israel.
Meditação: o que o texto me diz?
Conhecendo os evangelhos percebemos que a missão acontece em duas etapas. A primeira, em Israel, durante toda a vida de Jesus; A segunda etapa acontece depois da ressurreição, para todas as nações, na Igreja, e com a marca do Batismo, conforme o envio feito por Jesus. Jesus apresenta a missão de curar e libertar, instrui e mostra seu plano de trabalho. O Reino de Deus está próximo. Este anúncio que está no centro da missão de Jesus e dos apóstolos, nos revela que algo novo está acontecendo. Ele veio anunciar um novo Reino, onde impera a paz e a justiça a favor dos pobres e marginalizados.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor o dom de anunciar a Palavra de Deus e seu Reino de amor a todos.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Jesus nos chama como aos doze apóstolos, cada um pelo seu nome. Você tem consciência de que é chamado(a) de forma pessoal, particular e acredita que Jesus precisa de você? Que caminho o Senhor te oferece? Quem são, à sua volta, as ovelhas perdidas de Israel? O que você faz desta missão?
Ação: o que posso fazer do texto?
De diferentes culturas e condições sociais, os Doze formam o núcleo da comunidade de Jesus: solidária e aberta para anunciar o evangelho por todo o mundo. Os apóstolos faziam as mesmas tarefas de Jesus: expulsar espíritos impuros e “curar toda doença e enfermidade”. O que devem anunciar? O Reino de Deus está próximo, isto é, está ao alcance de todos aqueles que queiram aceitá-lo.
Equipe Lectionautas