Imediatamente deixaram as redes e o seguiram.
30 de novembro de 2023Fiquem atentos a fim de terdes força
2 de dezembro de 20231º de dezembro, 6ª feira, 34ª semana do Tempo Comum.
Crie o silêncio exterior necessário, encontrando um local tranquilo. Crie silêncio interior, acolhendo e permitindo que seus pensamentos se acalmem, ou seja, respire profundo algumas vezes, coloque o corpo numa postura confortável, etc.
Peça ao Espírito Santo a graça de escutar e acolher a Palavra que Deus dirige a você no dia de hoje.
Leia o evangelho de Lc 21,29-33
Leitura. O que diz o texto?
Jesus está terminando sua viagem para Jerusalém. E nós estamos viajando com ele. A revelação dos sinais precursores (perseguição, conflito, ódio) não são causa para desânimo. “Quando esses acontecimentos começarem a produzir-se, erguei-vos e levantai a cabeça, pois a vossa libertação está próxima” (Lc 21,28). Hoje Jesus conta uma pequena parábola para nos ensinar sobre a percepção dos sinais da proximidade do Reino de Deus em nosso meio.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Os fariseus já haviam questionado Jesus: “Quando virá o Reino de Deus?” (Lc 17,20) . Eles não compreenderam os sinais de que o “Reino de Deus está entre vós” (Lc 17,21). Nós caminhamos nesta vida com essa tensão do “já e ainda não” da presença do Reino de Deus, que está no meio de nós, mas sua presença será completa na segunda vinda do Filho do Homem, que tornará plenos o ser humano, o mundo e a História.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, ajuda-nos a compreender que não precisamos esperar o fim do mundo para nos convencermos que a sua Palavra dura para sempre e que a construção do seu Reino começa desde já em nossas vidas e na sociedade, com gestos fraternos de caridade, perdão, solidariedade.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Ao meditar sobre essas realidades últimas, que a Palavra de Deus apresenta nesses dias, eu percebo que muitas situações são passageiras (dor, perseguição, sofrimento) e que o mais importante é minha adesão à Palavra de Deus, que permanece viva e eficaz na iluminação das nossas escolhas e percepções dos sinais do Reino de Deus.
O que o texto me sugere a viver?
Tente perceber quais são os sinais da presença do Reino de Deus no mundo, em meio a tantos sinais de morte e violência.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Membro da Coordenação Colegiada Arquidiocesana da Pastoral Carcerária. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil.