Compaixão e Fé
11 de novembro de 2020Encontrar a vida pela esperança
13 de novembro de 2020Quinta-feira, 12 de novembro de 2020
Lc 17,20-25 – O Reino de Deus está em nós
1) Leitura: O que o texto diz?
Os fariseus querem que Jesus aponte quando o Reino de Deus chegará. Eles acham que é um lugar palpável, concreto, visível, limitado…, mas as coisas de Deus não são assim. O Reino de Deus vai se realizando no dia a dia, por meio de nossas ações, quando movidas pela sabedoria, por isso Jesus dizia que o “Reino está entre nós”. A salvação e o Reino já estão presentes na ação de Jesus.
2) Meditação: O que o texto me diz?
O Reino de Deus é construído com gestos de amor e bondade. Ele não está longe de nós, não é para a outra vida e deve começar aqui e agora. Jesus mostra-nos que o Reino vem aos poucos e “a cada gesto de amor e bondade que praticamos”, tornamo-lo mais perto de nós e daqueles com os quais convivemos.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
É preciso perceber os sinais do Reino entre nós, aproveitando-os ao máximo, extraindo dele toda riqueza necessária para nossa vida e para a vida do mundo. Senhor, que eu construa, a cada dia, o seu Reino e saiba ajudar os meus irmãos e irmãs a compreendê-lo e encontrá-lo nas coisas simples da vida.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Buscar a construção do Reino. Gestos de amor e justiça fazem o Reino de Deus acontecer perto de nós. Jesus coloca-se no lugar de cada um de nós em sua vida e oblação. Ele ama-nos e deseja que amemos uns aos outros.
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Agir com sabedoria pela construção do Reino aqui e agora. Os gestos concretos na comunidade são sinais visíveis da concretização do Reino de Deus. Nestes tempos de pandemia precisamos ser sinal do Reino no mundo adoentado pelo covid-19 e pela indiferença de muitos.
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB. É especialista em “Pedagogia Catequética” e “Felicidade e Resiliência” e pós-graduando em Cristologia.