“Prestai atenção no que ouvis”
28 de janeiro de 2021“Ainda não tendes fé?”
30 de janeiro de 202129.01.2021 – Mc 4,26-34
“O Reino de Deus é como quando alguém espalha semente na terra”
Leitura: o que o texto diz?
O Evangelista São Marcos nos apresenta outra parábola de Jesus, trazendo a figura da terra e da semente. A semente que é lançada cresce silenciosamente no coração do homem e embora inicialmente pareça pequena e frágil, dia após dia vai crescendo e tornando-se uma árvore frondosa. Ao encontrar terra fértil, a semente do Reino de Deus cresce de forma misteriosa e conforme o tempo preciso. Deste modo, a vitalidade do Reino de Deus não se trata apenas da capacidade exterior do ser humano, mas principalmente da disposição em ouvir e acolher o ensinamento do Reino de todo coração. Que compreensão você tem da parábola de Jesus? Quais Palavras ou frases lhe chamam atenção ao longo desse texto? Faça uma releitura pausada e atenta a fim de descobrir as grandes riquezas deste texto.
Meditação: o que o texto me diz?
A Palavra de Deus é muito mais que um texto, é viva e se concretiza quando nos colocamos à disposição. Como você enxerga essa parábola em sua vida? O que o ensinamento de Jesus gera em seu coração? Em que medida você tem disposto seu coração como terra boa para que a Palavra encontre aí lugar para habitar e produzir frutos? O texto fala com você, permita-se ouvir!
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Esse é um momento singular, pois o mesmo Deus que se comunica pela Palavra põe-se a te ouvir atentamente. Diga tudo que você aprendeu e sentiu. Apresente o terreno do seu coração, apresente sua vida e as suas disposições físicas e intelectuais.
Contemplação: o que Deus, através do texto, faz em mim?
Quão maravilhosa é essa Palavra que nos alcança e em nós encontra lugar para habitar! Acalmando todo seu ser, recorde neste momento tudo que o texto de hoje realizou em sua vida, acolha e contemple cada graça.
Ação: Que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Na medida em que contemplamos a Palavra de Deus, Ela ganha vida em nossa vida. E se concretiza porque é verbo, é ação! Quais ações a Palavra de hoje gera em você? Que decisões e intenções movem seu coração depois dessa experiência com a Palavra?
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém; Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza; Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza; Residente em Maracanaú-CE