“Seja o vosso sim, sim; o vosso não, não”
15 de junho de 2024Deus não quer vingança!
17 de junho de 202416 de junho, 11º Domingo do Tempo Comum
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Acalme os pensamentos e, para isso, respire fundo. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Marcos 4,26 a 34
Leitura: O que o texto diz?
No Evangelho de hoje Jesus compara o Reino de Deus com o plantio de uma semente. Assim como a pequena semente germina e cresce sem que os outros saiba como, tornando-se uma grande árvore, assim também é o Reino de Deus: cresce, no escondido, a partir das pequenas ações. O ser humano acolhe e assimila a mensagem até ela dar fruto.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus anunciava sua mensagem em parábolas ajudando as pessoas a usarem imagens da vida para compreender o Reino. Os discípulos nem sempre as entendiam, mas Jesus lhes explicava seus conteúdos, assim eles puderam levar a sua mensagem às comunidades. As parábolas revelam o segredo do Reino de Deus. Este é o elemento chave de sua pregação. O Reino de Deus é um dom eficaz que ajuda a produzir bons frutos por aqueles que, fortalecidos na fé, fazem a experiência do encontro com o ressuscitado.
Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
Apresente ao Senhor o terreno do seu coração, apresente sua vida e as suas disposições físicas e intelectuais. Peça ao Senhor que te ajude a ser gesto de amor, cuidado, solidariedade a cada dia.
Contemplação: O que o texto faz em mim? Qual o novo olhar que o
texto provoca em mim?
Em que medida você tem disposto seu coração como terra boa para que a Palavra encontre aí lugar para habitar e produzir frutos?
Quando a semente é lançada à terra faz seu processo natural, assim é a mensagem de Jesus no coração das pessoas. Ao falar da pequena semente que cresce e se torna uma grande árvore que dá frutos, pode-se perceber como o Reino vai se tornando visível aos olhos dos outros a partir dos pequenos gestos de amor, justiça e solidariedade.
Ação: Que ação o texto me leva a realizar?
Que as mais pequeninas ações de delicadeza, de gestos de amor, até mesmo um sorriso, possam contribuir para o crescimento do Reino.
Equipe do Lectionautas