
Então ele enviou mensageiros à sua frente…
30 de setembro de 2025
01 de outubro, 4ª feira, Memória de Santa Teresinha do Menino Jesus.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 9,57-62
Leitura: O que o texto diz?
É muito fácil esquecer quem somos e para onde vamos. Em determinada altura da nossa vida é tudo muito claro. Parece que sabemos o que queremos e as dificuldades que virão. É tudo muito claro e muito simples. É então que o tempo passa e o preço começa a ser pago – e pago, e pago! E o que recebemos em troca não é tão perfeito e sólido como haviamos esperado. É sobre isso que fala Jesus no evangelho de hoje.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus compreendeu muito bem esta dimensão da nossa experiência humana, este cansaço a meio do caminho que nos tenta a olhar para trás em vez de olhar para a frente, que nos impede de ver as novas e mais profundas alegrias e possibilidades que estão ao nosso alcance aqui e agora, este abatimento a meio do trajeto que nos tenta a desistir, a abandonar o nosso “arado” e ir embora. Sustentar esta inclinação e avançar sem olhar para trás exige abandonar muitas coisas – algumas muito boas, outras de que já não precisamos. Essa renúncia pode ser dolorosa mas pode dar espaço a algo mais, a algo melhor.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor, por intercessão de Santa Teresinha, uma grande vontade, coragem e determinação para seguir seus passos, transformando sua vida por dentro.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
O que você precisa deixar para trás? Que decisões precisa tomar para ser melhor?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Disse Jesus “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus”. Como qualquer bom pai, Deus quer nos ver crescer grandes e fortes, em especial interiormente. E quer-nos ver felizes. O que acontecerá se nos lembrarmos para onde nos dirigirmos e quais os motivos que nos levaram a optar pelas nossas prioridades centrais. O que acontecerá se deixarmos que Deus tome a nossa mão enquanto caminhamos com Ele. Como diz o Pe. Dennis Clark:
“Não olhe para trás. Isso só o deixará imóvel no mesmo lugar e tornará o seu interior mais amargurado. Decida-se antes por olhar para a frente e mais profundamente. Ficará surpreendido com o que espera por ti!”