O envio missionário dos discípulos…
25 de setembro de 2024“E vós, quem dizeis que eu sou?”
27 de setembro de 202426 de setembro, 5ª feira, 25ª semana do Tempo Comum.
Procure um lugar confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da sua oração.
Leia o evangelho de Lucas 9,7-9
Leitura: o que o texto diz?
Hoje a Palavra de Deus nos coloca diante da atitude de Herodes de querer ver Jesus. Ele admirava-se do que ouvia falar sobre ele e procurava vê-lo. Sabemos que o querer ver Jesus de Herodes não nasce de um desejo de aderir ao seu projeto ou a sua proposta, mas sim, por sentir-se incomodado diante do que ouve falar que Jesus realiza.
Meditação: o que o texto me diz?
O evangelho de hoje nos mostra a inquietação de Herodes quando ouve falar dos feitos de Jesus, isto é, suas ações e, sobretudo quando percebe que as pessoas vão aderindo a ele. Fica perplexo. A curiosidade de querer ver Jesus é para eliminá-lo, Herodes não quer ver para crer nele e muito menos para segui-lo. Pois para conhecer quem é Jesus, se faz necessário entrar em comunhão com ele deixando-se transformar pela sua presença.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor a graça de conhecer melhor quem é Jesus e de entrar em comunhão com ele, com a certeza sua presença redentora em sua vida e de crescer na intimidade com ele.
Agradeça ao Senhor a possibilidade de encontrar com a pessoa de Jesus no cotidiano da tua vida através da Palavra, da Eucaristia e de tantas outras realidades.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
A pessoa de Jesus continua a ser questionada por aqueles e aquelas que ainda não tiveram com ele um encontro profundo e verdadeiro. Ainda hoje muitos o buscam, mas não têm consciência do por que o procuram. O que você ouve falar sobre Jesus? Você conhece Jesus porque lê muito sobre ele ou é a partir da experiência que você faz com a pessoa dele?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
-“A João mandei cortar a cabeça… Quem será então este, de quem ouço contar estas coisas? E queria vê-lo.” nos diz o Evangelho de hoje. O fato de Herodes procurar ver Jesus, mesmo sendo por outro objetivo, mostra que este é o caminho de quem deseja fazer uma procura sincera como discípulos de Jesus, ou seja, é preciso querer vê-lo, é preciso encontrá-lo, para fazer uma experiência com ele. Acompanhe o que diz o papa Francisco na sua carta apostólica A alegria do Evangelho:
“Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de procurá-lo dia a dia sem cessar. Não há motivo para alguém poder pensar que este convite não lhe diz respeito, já que «da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído». Quem arrisca, o Senhor não o desilude; e, quando alguém dá um pequeno passo em direção a Jesus, descobre que Ele já aguardava de braços abertos a sua chegada. Este é o momento para dizer a Jesus Cristo: «Senhor, deixei-me enganar, de mil maneiras fugi do vosso amor, mas aqui estou novamente para renovar a minha aliança convosco.”
Equipe Lectionautas