“Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”
27 de agosto de 2023Memória do martírio de João Batista
29 de agosto de 202328 de agosto, 2ª feira, Memória de Santo Agostinho.
O que vale mais?
Em um lugar silencioso, respiremos, sintamos em nossos corpos o pulsar da vida e façamos uma prece ao Espírito Santo, para que nos conduza em nossa Leitura Orante com o texto de Mateus 23,13-22.
Leitura: o que o texto diz?
Jesus é amoroso, eterno e misericordioso, Ele é a expressão mais amorosa de Deus para todos nós. O Senhor é autêntico, verdadeiro e muito duro com a hipocrisia, essa dos mestres da Lei e fariseus. Eles conhecem a Lei de Deus, conhecem Suas regras, Sua Palavra revelada, mas se fecham para a verdade da Lei, estão apegados às coisas menores, às discussões tolas. Estão apegados a certos aspectos da lei e não a sua essência.
Meditação: o que o texto me diz?
O evangelho de hoje nos lembra que um gesto vale mais do que mil palavras. Podemos falar e falar, mas são os gestos, as nossas ações que marcam, que exemplificam, que motivam. Muitas vezes parecemos uma coisa e somos outra, exigindo aos outros aquilo de que nós mesmos não somos capazes.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que o ajude a ser autêntico e fiel ao seu amor como foi Santo Agostinho.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Na contemplação, acolhemos os efeitos desse encontro com o texto em nossas vidas. “Ai de vós, guias cegos!, diz Jesus. A religião de Jesus é a religião da vida, sem desprezar aquilo que é a essência; é cuidar do fundamental, amar a pessoa humana. Senão, corremos sérios riscos de sermos também uma religião da hipocrisia, que fala demais e prega Deus o tempo inteiro. Os filhos de Deus, no entanto, estão sendo deixados de lado, estão sofrendo, não estão sendo cuidados.
Ação: o que o texto – e este encontro – me solicita a agir?
A Palavra – que foi lida, meditada, rezada e contemplada – solicita de nós um compromisso. Precisamos de gente autêntica que cuida das pessoas, do mundo.
Equipe do Lectionautas