“Todos vós sois irmãos”
15 de março de 2022“Há um grande abismo entre nós”
17 de março de 202216/03/2022 (Quarta-feira da II Semana da Quaresma): Mt 20,17-28 – “O que tu queres?”
- Leitura: O que o texto diz?
Estamos subindo para Jerusalém. Jesus caminha com os doze discípulos. Ficamos furiosos com a mãe dos filhos de Zebedeu. Como ela ousa? Nosso Senhor está anunciando sua morte, está dizendo o que farão com ele, e ela está preocupada com os lugares (futuro) dos seus filhos. Ainda observamos admirados, por Jesus não repudiá-la, Ele não é desses. Ele é paciente, ele escuta os desejos do nosso coração. Ele exorta, apresenta ainda que sim, quem seguir Ele deverá ter o mesmo fim. Ora, é o Pai quem concede os lugares. Vendo que ficamos irritados, Jesus nos faz um apelo essencial: “Quem quiser se tornar grande,, torne-se vosso servidor.” Ele ainda relembra, que veio para servir, dar sua vida em favor de muitos. É isso que ele quis dizer “vós bebereis do meu cálice”, e nós não compreendíamos que, íamos servir e que todos iam entregar a vida como Ele.
- Meditação: O que o texto me diz?
Nesta subida para Jerusalém, qual desejo do seu coração você quer apresentar a Jesus? O seu coração está ansioso por se ajoelhar e pedir um lugar a direita dele ou o seu desejo é unir-se a ele em sua paixão? Essa situação que você está vivendo, ela faz Jesus ficar feliz em subir rumo a sua morte ou o deixa triste? O que te impede de servir? A pergunta essencial desse evangelho ainda ecoa no seu coração: “O que tu queres?”.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Este coração agora jorrando de um amor pela paciência magnífica de Nosso Senhor, reza pedindo o dom do discernimento. Se você não sabe o que pedir, nem como pedir, peça a Ele o dom de discernir. Peça Auxílio para corresponder à vontade Divina. Faça também uma prece de louvor, por ter tempo para servir aos seus irmãos, louve a Deus pelos dons que recebeu. Reze com o coração transpassado de alegria e nessa quaresma já se preparando para a paixão do Senhor, não se esqueça de pedir forças para suportar com alegria o seguimento de Jesus.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Observe os seus sentimentos. Contemple as suas emoções. Perceba como você reage à situação da mãe dos filhos de Zebedeu. Você sente raiva, você se compadece? E nesta interiorização faça um discernimento profundo, sobre como você tem olhado as situações? Vai deixando que o sentimento de soberba vá cedendo lugar para a vontade de servir. Escute as batidas do seu coração e com sua respiração perceba as suas inquietações.
- Ação: O que o texto me faz agir?
É preciso concretizar no seu di-a-dia a busca pelo seguimento de Jesus no serviço e na partilha com o próximo. Faça uma visita á um enfermo, algum conhecido e se poder fazer algo por ele, mesmo que seja apenas escutá-lo. Fazer uma doação para uma instituição também é servir ao Evangelho. Agindo com discernimento, quais dons você tem e não coloca a serviço dos outros?
Irmão Orlando Pinheiro, Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém – Fortaleza/CE