O humano está acima da Lei
8 de fevereiro de 2022O alcance universal da salvação
10 de fevereiro de 20229 de fevereiro, 4ªfeira da 5ª Semana Do Tempo Comum
Mc 7,14-23
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho de hoje narra um importante ensinamento: “o que torna o homem impuro é o que vem do seu interior”. Esta afirmação de Jesus quer combater uma mentalidade muito vigente em seu tempo, segundo a qual algumas práticas externas implicariam diretamente na pureza ou impureza das pessoas. Jesus lança o foco sobre a interioridade humana. Ele quer retirar as pessoas da tentadora armadilha das aparências e conduzi-los para a existência autêntica.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus veio ensinar para as multidões e os seus discípulos, que a verdadeira pureza não depende da limpeza do corpo. Ou seja, não está nas mãos lavadas antes das refeições. A verdadeira impureza nasce dentro do coração humano, de lá saem as más intenções. Essas mesmas orientações de Jesus são iluminadoras para nós hoje. Ele nos alerta a direcionar o nosso olhar para o que verdadeiramente é impuro e desagrada a Deus: inveja, o roubo, a mentira, adultério…
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que ilumine os recantos do seu coração que precisam de conversão. Peça também que Ele te ajude a escolher sempre o que lhe agrada e não o pecado.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Agora tente perceber a ação de Deus em direção a você. Assim como Jesus falou diretamente a seus discípulos, sobre o que mata o ser humano, tente perceber Deus a indicar o que tem “tirado a Vida em você”. Ora, sabemos que nosso Deus é aquele que gera a vida em plenitude, perceba as mudanças que ele quer te propor para que você não cultive mais em seu interior impurezas que matam a você e a outros. Feche os seus olhos e reze interiormente indagando que mudanças Deus quer de você.
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Tendo feito o percurso de oração até aqui, é essencial que você decida-se por não cultivar mais em você coisas más. Para isso, seria recomendável que você escolhesse pelo menos uma dessas realidades presentes em você para trabalhar com mais afinco nos próximos dias. Trabalhar aqui significa primeiramente permanecer em estado de alerta para deixar que isso aconteça; em segundo lugar, decidir a fazer conscientemente o oposto.
Equipe Lectionautas