Se alguém me serve, meu Pai o honrará
10 de agosto de 2023Se tiverdes fé nada vos será impossível
12 de agosto de 202311.08.23 – Sexta-feira da 18ª semana do Tempo Comum
Mt 16,24-28: O que poderá alguém dar em troca de sua vida?
Leitura: o que o texto diz?
As condições para o seguimento de Jesus são apresentadas logo após o primeiro anúncio da paixão, no evangelho de Mateus. Isso aponta claramente para o objetivo dessa passagem: mostrar aos discípulos que o seguimento se faz necessário até a morte, pois o próprio Senhor passará por isso. Entretanto, todo aquele que abrir mão da sua vida por causa de Jesus, a encontrará verdadeiramente.
Meditação: o que o texto me diz?
O que significa para mim seguir Jesus? Esse evangelho mostra que para quem quer seguir Jesus de perto, é necessário também imitá-lo conforme os passos de sua vida terrena. Essa imitação deve acontecer principalmente através do amor fecundo pelos irmãos, capaz de esvaziar a si mesmo ao ponto de doar a própria vida. O discípulo que segue Jesus de perto, através da sua morte e ressurreição, é capaz de realmente contribuir para a construção do Reino de Deus.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Como eu posso perder minha vida por Jesus? Que na nossa oração sejamos capazes de pedir forças para o seguimento, abraçando a cruz que esse mundo impõe a nós e aos irmãos na esperança da vitória no amor de Deus. Possamos confiar a nossa vida a ele, nossos sonhos, nossos projetos, e que possamos nos desapegar para o bem do Reino, confiando que no Senhor é que seremos completos.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Deus nos salva. Mas ele não nos salva nessa perspectiva meramente mundana, mas completa. Ele nos ama como somos e quer que a nossa vida seja mais do que possamos imaginar. Que na nossa oração, ele faça de nós cada vez mais desapegados e sedentos por abraçar o seu amor na doação da própria vida.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Como podemos avaliar o nosso seguimento de Jesus, pode em perspectiva nossa capacidade de imitar a sua doação incondicional? É possível que encontremos partes da nossa vida cristã que possamos melhorar. Através da vivência da palavra, podemos encontrar a forma real de viver nesse mundo de acordo com os ensinamentos de Cristo.
João Victor Batista – Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Ceará.