“Mulher, por que choras?”
11 de abril de 2023“A paz esteja convosco!”
13 de abril de 202312 de abril, 4ª feira, oitava da Páscoa
Evangelho – Lc 24,13-35
Leitura: o que o texto diz?
No relato dos “discípulos de Emaús”, o encontro com o Ressuscitado nos ajuda a “ler” a História, pessoal e coletiva, de uma maneira diferente e instigante. A história triste e fracassada dos dois discípulos adquire um novo sentido a partir da luz dos relatos bíblicos que Jesus traz à memória deles. Eles são movidos a “reler” a própria história com novos olhos, reconstruindo-a, dando a ela um novo significado e deixando-se impelir a escrever uma nova história. Perceba também na sua história as marcas do ressuscitado.
Meditação: o que o texto me diz?
Para conhecer o Senhor, é necessário caminhar com Ele, escutar longa e atentamente sua Palavra, deixar-se cativar por Ele, sentar-se à mesa com Ele e deixar que Ele parta e reparta o pão da vida. E, depois de reconhecê-lo, é necessário realizar imediatamente o “caminho de volta” para a comunidade, para partilhar com os outros a experiência do encontro com o Senhor, professar juntos a fé comum e realizar as obras do Reino.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te abra os olhos e te dê coragem para anunciar que Ele vive.
Dê graças ao Senhor pela companhia nos caminhos da vida e conte a Ele o que aflige o seu coração.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
“O que ides conversando pelo caminho?”. A pergunta de Jesus faz com que os discípulos levantem os olhos do chão e olhem para o rosto do peregrino desconhecido. Sem perceber começam a sair de seu fechamento e a alegrar-se porque alguém está interessado em saber quais são as causas de sua tristeza e quer escutá-los. Deixe que a pergunta de Jesus também faça eco no seu coração. Escute o que Ele tem a dizer.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Que olhos precisam ser abertos em sua vida? O que tem te deixado com medo e assustado(a)? Quais são as preocupações e as dúvidas que perturbam seu interior? É preciso coragem para enfrentar a vida a cada dia. Sabemos que o Ressuscitado caminha conosco, por isso, coragem!
Equipe do Lectionautas