“És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?”
14 de dezembro de 2022“…tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar”.
16 de dezembro de 202215 de dezembro, 3ª Semana do Advento
Evangelho de Lucas 7, 24-30
Leitura: O que o Texto diz?
“Jesus começou a falar sobre João às multidões”. O Senhor publicamente fala de João e da sua missão, reconhecendo-o mais que um profeta. As escrituras dão testemunho de João Batista, ele é o mensageiro enviado a frente para preparar o caminho. Dos nascidos de mulher ninguém é maior que João, mas o menor no reino de Deus é maior que ele. O povo e os cobradores de impostos reconheceram João e foram batizados, mas os fariseus e mestres da lei rejeitaram-no.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus.” Rejeitar o batismo de João significa a recusa pela conversão. É o não reconhecimento da própria condição, um fechamento em si mesmo. O projeto de Deus é um projeto de vida recriando o homem a partir de seu Filho. Quem não acolhe o grito e a exortação por conversão, marcada pela humildade e sinceridade em si reconhecer pequeno diante do Senhor, jamais entrará em comunhão com o projeto e o reino de Deus.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“No entanto, o menor no reino de Deus é maior do que ele.” Pela oração o homem pode se desmascarar diante de Deus, retirar todos os seus escondimentos. Só assim poderá verdadeiramente se encontrar. Na oração somos chamados a falar com pequenez, com humildade. No reino de Deus, o maior é aquele que se faz o menor, que se faz servo de todos. Peça ao Senhor para que como João, você seja mensageiro Dele, alguém que prepara o caminho para o menino Deus que vem.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus”. O anúncio profético evoca libertação e cumprimento da justiça de Deus. Experimentar e força dessa palavra gera sofrimento, vergonha de si e desejo por conversão. Experimentar a justiça de Deus gera um movimento das entranhas do homem, do interior do ser, e esse movimento transforma a vida e o mundo.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia a dia?
“Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti”. Pelo batismo somos todos enviado de Deus. A missão de João se estende a cada cristão discípulo de Jesus. Precisamos continuamente preparar os caminhos, ou seja, suscitar aos corações o desejo por Cristo. Que no dia a dia possamos conduzir vidas e corações a se apaixonarem por Jesus.
Pe. José Geralso da Silva – Diocese de Caratinga-MG