És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?”
15 de dezembro de 2021Jesus é o descendente de Davi, o messias esperado.
17 de dezembro de 202116 de dezembro, 5ª feira da terceira semana do Advento.
Evangelho –Lc 7, 24- 30
LEITURA: O QUE O TEXTO DIZ?
Nesse trecho do evangelho Jesus quer esclarecer a identidade de João Batista, definindo sua missão, João antecede Jesus. Ele é o último profeta, sendo então considerado o maior nascido de uma mulher. Ele também introduz a chegada do Novo Reino, por isso o menor. Ele é um marco divisor. Com as características dos antigos profetas por sua humildade, vida simples no deserto, mas ao mesmo tempo apresenta a novidade, a chegada do Messias. Introduz a BOA NOVA. Foi rejeitado pelas autoridades, mas acolhido pelos simples e marginalizados que não buscavam espetáculos luxuosos mas a verdade que liberta.
MEDITAÇÃO: O QUE O TEXTO ME DIZ?
Ao esclarecer sobre a missão de João Batista, Jesus é rigoroso em questionar a multidão. O que querem ver? O que procuram? Muitos procuravam simplesmente meros espetáculos, ou aguçados pela sua curiosidade sobre o estranho homem do deserto. Assim não conseguiram compreender e aceitar seus ensinamentos. Os ensinamentos de João baseavam-se no apelo a conversão, a uma mudança radical de vida, que consistia na generosidade com os pobres, renunciar à violência e a opressão, dar testemunho da “LUZ”. Então ser BATIZADO, uma atitude de adesão ao Projeto do NOVO REINO. Esse apelo desafiador ecoa hoje em nossos corações. O que procuramos?
ORAÇÃO: O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER?
Peçamos hoje ao Senhor a graça do Seu Santo Espírito, para nos iluminar e conduzir na caminhada da vida! Que seu Espírito nos ajude a discernir o que são os meros e insistentes espetáculos vazios que nos afastam da verdade e acolher a mensagem libertadora do Novo Reino.
CONTEMPLAÇÃO: O QUE O TEXTO FAZ EM MIM?
A ressonância desse Evangelho provoca em nós profundos questionamentos a respeito de tudo que ouvimos e vemos através de todos os meios de comunicação e da vida. A desconfiar do bombardeio muitas vezes espetaculoso, atraente e enganador das mensagens mídiáticas. E a entender o força poderosa e atual da simplicidade do Evangelho.
AÇÃO: O QUE EU POSSO FAZER A PARTIR DO EVANGELHO?
João é o Profeta que deu Testemunho da Luz. Hoje como Cristãos, temos que ser Luz, dar testemunho na vida, a partir da familiaridade com o Evangelho. Não é no extraordinário, e sim no cotidiano. Ao assumir com responsabilidade e coerência evangélica cada papel que exercemos na família, na escola, no trabalho, no círculo de amizade e convivência. Nossa vida testemunha que é possível um Novo Reino aqui na terra, aqui no meio de nós!
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.