Convertei-vos e crede no Evangelho!
18 de fevereiro de 2024Pai Nosso…!
20 de fevereiro de 202419 de fevereiro de 2024, segunda-feira da 1ª Semana da Quaresma
Procure um lugar confortável. Faça silêncio. Respire profundamente.
Coloque-se na presença de Deus. Diga: “Senhor, estou aqui!”
Abra o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Que a luz da Bíblia ilumine sua vida!
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Mt 25,31-46
O evangelho de hoje é, especialmente neste tempo quaresmal, um convite ao discernimento sobre nosso jeito de “Ser Humano”. A parábola do juízo final, não tem o objetivo amedrontar, é um convite a olhar para o modo de ser e agir de Jesus e como Ele, cada pessoa se mover orientando-se pela justiça gratuita, pela compaixão pelos famintos, sedentos, estrangeiros, encarcerados, doentes, desprovidos do mínimo para viver. É ver em cada um destes, o próprio Jesus e agir com compaixão.
Meditação: O que o texto diz a mim?
Jesus, o Rei, o Filho do Homem, não condena. Como o pastor, apenas separa os que ajudaram, dos que negaram a atitude misericordiosa, aos necessitados. Cada pessoa é quem se julga ou se condena, pelo jeito com o qual agiu diante dos pobres, dos necessitados, é uma consequência da maneira de ser e viver, de como se comportou com relação aos pequenos e excluídos. De forma fechada e egoísta ou amorosa, com grande compaixão, justiça e gratuidade.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor, que ajude você a despertar o melhor de si, se deixar mover pelo “Espírito” de Deus que humaniza, que compromete, cotidianamente, com a concretização do Reino.
Agradeça ao Senhor, por esse tempo especial da quaresma, tempo propício para viver o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e amizade social”, cujo lema é “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8); e revigorar as ações justas e solidárias.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Não basta não fazer o mal, é preciso não se omitir, praticar o bem, despertar o melhor da humanidade em si e nos outros. Qual tem sido sua postura diante da vida e dos irmãos? Você tem vivido o seguimento de Jesus com misericórdia e justiça?
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
No evangelhoJesus afirma: “Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!”. Que o nosso coração seja abrigo, que sejamos justos, capazes de acolher, promover a fraternidade e a paz.
Equipe do Lectionautas