Felizes os que ouvem a Palavra e a põem em prática
7 de outubro de 2023“Aproximou-se dele…”
9 de outubro de 20238 de outubro, 27º semana do Tempo Comum
De forma amorosa peça a luz do Espírito para ouvir sua palavra.
Evangelho de Mateus 21,33-43
Leitura: O que o texto diz?
“Jesus disse aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo:” O Evangelho traz a parábola do vinhateiro, um proprietário planta uma vinha, cercou-a, fez o lagar para a maceração das uvas e construiu uma torre de guarda. Deixou a vinha arrendada com vinhateiros e partiu em viajem. No tempo certo, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos, mas os vinhateiros mataram a todos. Por fim, o proprietário enviou o seu filho pensando que ao filho eles respeitariam, eles o mataram para tomar posse da herança. Jesus conclui dizendo que o reino de Deus será tirado do domínio dos sumos sacerdotes e anciãos e será entregue a um povo que produzirá frutos.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“arrendará a vinha a outros vinhateiros que lhe entregarão os frutos no tempo certo.” Deus nos convida para participar do trabalho de sua vinha. Ele já preparou tudo, criou todas as condições necessárias para o surgir e a manutenção dos frutos. Somos cooperadores, humildes trabalhadores da vinha, mas ao mesmo tempo somos indispensáveis, nosso trabalho e participação produzirá frutos abundantes.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro e ao terceiro apedrejaram.” Muitas vezes corremos o perigo de cair na tentação de perseguir alguém na comunidade. Existem formas de proceder camuflados como preocupação com a Igreja, mas são meramente nossa forma de sustentar o ego, os interesses particulares e os caprichos pessoais. Que em nossa oração possamos deixar Deus quebrar nossos egos e purificar os nossos corações. Apresente ao Senhor esse desejo.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso foi feito pelo senhor e é maravilhoso aos nossos olhos”. Quem faz a verdadeira experiência do reino de Cristo, entende que não há pessoas desprezadas ou quem não tenha talentos para se pôr a serviço da vinha. O Senhor acolhe a disposição de cada coração e não há quem não tenha nada para oferecer.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia a dia?
“um povo que produzirá frutos”. Somos nós povo eleito e constituído por Cristo, n’Ele somos predestinados a dar abundantes frutos. Contudo, devemos preocupar no dia a dia de nossas comunidades com a tarefa de hoje. Quem tem o domínio de toda a vinha é Deus, mas que cada um possa desempenhar aquilo que lhe compete com todo carinho e zelo. No fim, todos nós colhemos os frutos comunitários.
Pe. José Geraldo da Silva – Diocese de Caratinga-MG